O episódio do acidente com o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, na quarta, 6, acabou expondo uma irregularidade. Raimundo Neném estava como prefeito em exercício. Nesta condição, em tese, ele não poderia se ausentar de Rio Branco. Ele tinha consciência disto. Tanto tinha, que as informações não fluíram. As ocorrências policiais não foram formalizadas de forma rotineira.
Gestão pela caneta
O governador Gladson Cameli continua governando com a força da caneta azul. Tem feito mudanças no segundo escalão pela imprensa oficial. Estranho não se ver nenhuma reunião de secretários e nenhuma avaliação da gestão. A impressão que passa é que a economia do contracheque é o maior plano de governo.
Na mira
Sucessão de Gaia na Sejusp já tem nome certo, caso o Gabinete Civil tenha aspectos técnicos como critério: Atahualpa Batista Ribera.
Ainda sobre a gostosona
Pelo sim, pelo não, não é bom viver na dúvida da lealdade de quem você divide uma cama para dormir. A história do vídeo envolvendo a mulher de uma autoridade tem deixado muita gente desconfiada. A coluna tem informação de que até blitz foram montadas para aliviar a cabeça de alguns. Nos últimos dias, muitas bolsas foram vasculhadas, carros foram seguidos e até grupo de conversas passaram a discutir sobre o assunto. Mas ninguém pergunta nada, apenas insinua assim: “e aí, você viu a história da mulher tarada?”. Outro, mais curioso, entra no papo; “rapaz, eu ouvi! Tu sabe quem é?”, faz a pergunta e fica se cagando de medo da resposta. Mas é bom não esquentar com isso, não. Melhor mesmo é rezar um terço quando a consciência pesar. Procura o padre!
Caravana
Uma caravana de 3O empresários se prepara para ir à Lima participar da inauguração do Porto de Chancay. Sob o comando da Acisa, o setor produtivo segue entusiasta com a inauguração do mega porto. A inauguração ocorre dia 17, com a presença do presidente chinês Xi Jinping durante a cúpula da APEC em Lima.
De costas para o Peru
Enquanto setores da economia acreana debatem viabilidades para fortalecer o trade turístico entre Acre e Peru, o titular da pasta, secretário Marcelo Messias, foi para Gramado/RS. Segundo o gestor, o objetivo da viagem foi de apresentar na Festuris “as belezas do nosso estado”. O Messias anunciou ida ao Azerbaijão (Cop29) para prospectar o que classifica como “potenciais do turismo regenerativo na nossa região”.
Wilson 6 x O Cameli
Enquanto autoridades acreanas ainda debatem logística para voo com o Peru, o governo amazonense comemora o retorno da rota Manaus-Lisboa. A operação do trecho foi reaberta oficialmente na última segunda (04/11). O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes tem o sexto voo internacional na gestão do governador Wilson Lima.
Briga sem motivo
Se a Faixa de Gaza tupiniquim em Sena Madureira se arrefeceu após a vitória de Gerlen, já temos uma nova, que deve durar até as eleições de 2026. Márcio Bittar e Jorge Viana vivem uma simbiose interessante. Para quem não conhece o termo, eis a definição: “Se refere a uma relação íntima entre organismos de espécies diferentes, que pode ser benéfica ou prejudicial a um, ou a ambos os seres envolvidos”. Mais JV e Bittar, impossível.
Na “Faixa de Gaza”
Se Sena Madureira recebeu 20% do total de emendas Pix enviadas para todos os municípios do estado – R$ 92 milhões – por quais motivos têm FPM bloqueado e salários de servidores atrasados?
Luz no fim do túnel
A aprovação do projeto que determina regras para os gastos com emendas individuais pela Câmara dos Deputados, é uma luz no fim do túnel. O projeto segue para o Senado. Como as adequações estão sendo feitas em acordo com o STF, até o final de novembro as emendas bloqueadas devem estar sendo liberadas.
Prefeitura omissa
Passeando pelas redes sociais, uma rifa sugere o pagamento de dívidas de uma clínica veterinária. A coluna pesquisou para entender um pouquinho sobre isso. O que ocorre, é que a prefeitura não tem ação nenhuma de resgate de animais em situação de rua. Essa ação é 100% a cargo de pessoas comuns que fazem esses resgates por sua conta e risco e algumas ONGs, que, com seus poucos recursos, usam a mesma estratégia. Seria bom a prefeitura fazer algo, a situação está insustentável.
A verdade é essa
Nem precisa de muito esforço do setor de inteligência da Sejusp para focar nas ações contra o crime organizado. Leiam o que diz um motorista de aplicativo sobre os casos de sequestro que afligem a categoria: “Se fizessem blitz onde realmente deveria, como Calafate, Cidade do Povo e outros bairros periféricos, ajudariam muito. O problema é que só fazem no centro da cidade para prender quem está com o documento atrasado”. Há o que questionar?
Bule seco
Não era o prefeito Tião Bocalom que alardeava uma economia acima de meio milhão de recursos próprios para investir em obras estruturantes na capital? Não aguentou dois meses de bloqueio das Emendas Pix! Está sem café no bule. O STF não vai agir sob pressão.
Café
Governo Federal e Governo do Acre precisam calcular bem o que estão fazendo para a cadeia produtiva do café. A estrutura do beneficiamento tem que estar consorciada com a produção. Já se tem o exemplo do peixe para atentar ao que não fazer.
Segunda unidade?
Por exemplo: é realmente necessária a construção de um novo Complexo Industrial de Café, além do que está sendo finalizado no Juruá? Investimento, moeda rara na economia local, não pode ser conduzido pelo fator político.
O Acre do “já teve”
A FEM entra para a história por protagonizar a cultura do “já teve”. Rio Branco teve uma Biblioteca da Floresta, um Teatrão Plácido de Castro, uma Tentamem, prédios históricos na Gameleira. Impressiona como as reformas neste setor andam a passos de tartaruga. Acorda Kinpara!