O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou em programa exibido nesta segunda-feira (4) a nutricionista Mariana Cunha, que tem o método de trabalho de incluir alimentos na dieta, e não excluir as preferências do paciente.
De acordo com Mariana, o padrão de corpo “pregado” nas redes sociais e a ansiedade tem levado pessoas a buscarem “o corpo perfeito”. Em alguns casos, é necessário intervenção de uma equipe multidisciplinar para acompanhamento do paciente. “A compulsão alimentar, a bulimia e a anorexia tem ficado cada vez mais frequente. Temos que aprender a lidar com o alimento e são muitos processos, sendo a nutrição um destes, mas é necessária a terapia, o cuidado médico, porque cada corpo é um corpo e as pessoas tendem a ficar se comparando com personagens de redes sociais. São condições complexas que precisam de acompanhamento”, disse a nutricionista.
Ao contrário do que muita gente espera, o emagrecimento, principal propósito de quem busca ajuda em um consultório de nutricionista, segundo Cunha, pode ser alcançado de maneira mais leve. “Precisamos incluir alimentos saudáveis compatíveis com a rotina da pessoa, porque é gostoso comer e não podemos nos privar do prazer. Você pode comer de tudo e manter um processo de emagrecimento ativo. Precisamos ver a realidade, a rotina, entender o que é que dá pra gente fazer com cada paciente, começar por pequenos passos”, diz Mariana.