A equipe econômica do Palácio Rio Branco se debruça em cálculos para honrar as folhas do décimo terceiro e do mês de dezembro. Outros compromissos, como as emendas impositivas, necessitam de R$ 50 milhões de complementação. Amarísio Freitas está, literalmente, raspando o fundo do tacho.
A volta das filas
O que pareceu uma medida acertada de transferência dos serviços de nefrologia da Fundação Hospitalar do Acre para clínicas particulares, começa a se transformar em pesadelo para o secretário Pedro Pascoal. Os pacientes estão enfrentando filas para receber o atendimento terceirizado. A chiadeira deve chegar aos ouvidos do Zero Um.
Rotina suspeita
A vice-prefeita Marfisa Galvão abasteceu suas redes sociais publicando um vídeo que mostra “a sua rotina” de motorista dos filhos. Ao “carimbar” sua situação, a esposa do senador Petecão parece não se importar muito com a opinião pública.
Aprendeu o caminho
Quem não está gostando das aparições positivas da vice-governadora é o Senador Alan Rick. No cenário atual, tem surfado na crista da onda e é apontado como o grande favorito a sentar na cadeira de governador daqui dois anos. Muito desse favoritismo sempre foi por falta de ação de Mailza, que agora aprendeu a trabalhar sua imagem.
Medindo força
Samir Bestene é avaliado como o candidato com mais poder de negociação para a presidência da Câmara e, por isso, sai como favorito. A explicação é simples. Algumas acomodações de aliados devem ser feitas por Alysson, que vai ser vice-prefeito e, lógico, terá espaço na administração. Com isso, pode “oferecer” mais aos demais vereadores na hora de negociar voto. Resta saber se Bocalom concorda, porque o vereador Joabe Lira seria o presidente da Câmara ideal de Bocalom por ser de plena confiança do prefeito.
Comércio exterior
Na próxima semana, o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, lidera um encontro com empresários bolivianos para tratar da regionalização do voo entre Acre, Peru e Bolívia. Neste final de semana, o parlamentar esteve com autoridades do governo estadual e federal conhecendo a rota que leva a San Lourenzo e, ainda, uma indústria de castanha em Pando, Cobija.
Turismo em off
Que falta faz a turma do turismo acreano no debate dessa pauta regional. O setor que é carro-chefe nesse intercâmbio com o Peru e a Bolívia parece alheio às rotas que podem atrair mais recursos ao Acre, além de geração de emprego e renda através do turismo. Alguém precisa avisar ao Marcelo Messias que nem só de artesanato vive a economia acreana.
Leitor atento
Leitor orienta o governo e prefeitura, que propagandeiam parceria, que arrumem locais críticos que, na sua opinião, “estão se acabando”, como o Calçadão da Gameleira e o Novo Mercado Velho. “Já que agora tem mais dinheiro no bule”, tascou.
Sem prevenção
A defesa do frigorífico embargado em Boca do Acre alega que o Ibama não atuou de forma preventiva no caso de abate de gado proveniente de áreas embargadas. Mesmo reconhecendo a situação de grilagem de terras na região, argumenta que seu cliente seguia rigorosamente o TAC firmado com o MPF/AM. A situação ainda não tem prazo para resolução.
Não perde uma
A Secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, que não é vista em eventos oficiais no Acre, não perde uma viagem internacional. Ela integra a comitiva acreana que participa da Conferência das Partes (COP16) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que acontece em Cali, na Colômbia.
Exportação de talentos
Geovana Ewelly Lira orgulha o Acre. Aos 17 anos, a estudante de escola pública comemora aprovação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), conquistando o terceiro lugar para uma bolsa integral no curso de medicina. Que seu exemplo sirva de inspiração para a geração nem-nem.
Esquerda ou direita
Não há o que discutir. A eleição da OAB do Acre ultrapassou os limites da advocacia. Virou uma disputa entre grupos políticos do estado.
Selo de Natal
Há exatos 30 anos (1994), Ziraldo foi convidado pelos Correios para ilustrar os tradicionais Selos de Natal. Estre ano o artista completaria 92 anos. Agora, ele volta a ser homenageado com uma nova série de selos natalinos.