O secretário de Indústria do Governo do Acre está em pé de guerra com outro diretor da mesma Secretaria. Desde as eleições que cada um anda para um lado oposto. A arenga chegou a tal ponto que o Assur, titular da pasta, teria pedido a “cabeça” do diretor Albert Azenha, indicado de Tchê e esposo da presidente do Deracre. Esperemos cenas dos próximos capítulos.
Taparam o buraco
Demorou, mas o buraco que incomodou os motoristas por dias na rotatória da Uninorte, foi tapado pelo DNIT. De qualquer jeito? Nas “coxas”? Talvez, mas pelo menos agora o aperreio maior acabou. Vamos ver até quando o remendo resiste por lá.
A charada é essa…
Jorge Viana vive um dilema quanto a 2026. É naturalmente um nome forte para o Senado, mas precisa estar mais presente no Acre para viabilizar sua candidatura. Faz um trabalho de excelência na APEX, com resultados positivos no Brasil e no exterior, mas com pouca expressão no Acre. Os mais próximos dele dizem que a partir de meados do ano que vem, deve passar mais tempo no Acre. Para Lula, com um Senado onde a direita cresce continuamente, um senador alinhado é mais importante até que um governador.
Rachadinha
Pode estourar a qualquer momento uma denúncia de rachadinha envolvendo um vereador da Câmara Municipal de Rio Branco. A vida fácil esbanjada na rede social pela “beneficiada”, que mora em João Pessoa, virou fuxico de praias frequentadas por acreanos na região. “A mamata acabou e ela deve voltar para Rio Branco. O vereador não foi reeleito”, disse a fonte.
Transporte gratuito
Nem o governo do estado e muito menos a prefeitura sinalizaram com o transporte gratuito no dia das provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. O município de Rio Branco alega falta de recursos para subsidiar o transporte, jogou a peteca para o estado. A UEBs reivindica o direito ao “passe-livre”.
Maria da Penha
O trabalho incansável do Batalhão Maria da Penha da PM é excelente. Atende mulheres com medidas protetivas de várias formas, mas precisa ser mais efetivo. Bem que os deputados estaduais podiam alocar recursos para ampliar esse serviço. Infelizmente, ainda estamos entre os estados campeões de violência contra a mulher.
Mamãe Noel existe
Neste Natal, o Acre já tem uma mamãe Noel, Mailza, a vice-governadora. Ela lidera uma campanha de doação de brinquedos para crianças carentes. A primeira edição ocorreu na Cidade do Povo, considerada uma região simbólica, segundo Mailza, pelos “significativos avanços em políticas socais lá dentro”. Ela anunciou a Campanha de Natal 2026.
Cidade do Povo
Lógico que a ação social do Palácio Rio Branco na Cidade do Povo nada tem a ver com as consecutivas derrotas da direita na região. Este é um calcanhar de Aquiles nas estratégias de campanha majoritária que precisa ser analisado. Como dialogar melhor com o nicho eleitoral de 60 mil pessoas no bairro mais planejado do Acre?
Trabalho eclesiástico
A Cidade do Povo foi escolhida pelo padre Mássimo Lombardi para desenvolver sua missão paroquial em Rio Branco. Dizem amigos próximos que o religioso se identificou tanto com os moradores e os desafios da região que não quer ouvir falar em transferência. Seu trabalho conta com apoio episcopal. “Pelo amor de Deus e das almas”.