Teve início nesta segunda-feira, 21, o Curso Operacional Integrado de Segurança Pública – COISP, para 40 mulheres das forças de segurança que atuam em Cruzeiro do Sul. O COISP seguirá durante toda a semana para Policiais Penais, Bombeiras, Policiais Militares, Policiais Civis, além de integrantes do Exército Brasileiro e da Polícia Federal. A abertura foi realizada na sede do Ministério Público.
O coronel Vandernilson Peres , chefe do departamento de ensino do Sistema Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, disse que o curso uniformiza as práticas.
“Durante essa semana, vamos estar junto com elas oferecendo instruções que abrangem armamento, munição, tiro, abordagem policial, sobrevivência, e técnicas operacionais do dia a dia. Sabemos da importância de uniformizar essas práticas para garantir a eficiência e a segurança tanto delas quanto da população”.
A terceiro Sargento da PM, Elivane Lima, diz que os ensinamentos são importantes para um desempenho cada vez melhor do serviço delas. “Esse curso é de fundamental importância, porque enquanto operadora de segurança pública, uma falha minha em serviço, pode custar minha vida e de pessoas inocentes. Então é muito necessário para o público feminino principalmente, porque nós temos filhos esperando pela gente em casa”, destacou o terceiro Sargento Elivane Lima.
O curso com duração de uma semana, demanda dedicação das participantes como enfatizou o instrutor Joel Andriola da Costa.
“A gente espera que o curso seja proveitoso e que a nossa equipe de instrução passar o melhor que a gente em tem de conhecimento para que no final do curso elas possam ter êxito, melhor que atualmente dentro das suas atuações”, disse.