Aberson Carvalho, secretário da SEE, foi firme ao afastar o coordenador do Núcleo de Acrelândia, acusado de “passar a mão” na cabeça de servidores acusados de crime sexual. Denúncia séria que merece ser apurada e não pode ser compactuada.
Clima de velório
Os bastidores da participação de Bocalom no Jornal do Acre (Rede Amazônica) deram o que falar. Bocalom “pagou geral” por causa de uma pergunta que, supostamente, fazia o telespectador pensar que a gestão do prefeito acobertou caso de assédio sexual na prefeitura. Dizem que por lá o clima é de velório.
Diferentes
O programa eleitoral de ontem (26) é um bom exemplo de como Bocalom tem usado o espaço bem melhor que Marcus Alexandre. Enquanto o atual prefeito mostrou suas realizações, o candidato do MDB apresentou pela milésima vez a tal das Casas 15 nos bairros, que não rendem um único voto. E olha que Marcus Alexandre é considerado, até pelos seus opositores, ter sido um bom prefeito.
Quibe cru
A verdade é ácida e o quibe muitas vezes é servido cru. O Palácio Rio Branco bate cabeça na receita indigesta que se transformou a eleição de Zequinha (PP), em Cruzeiro do Sul. Com o staff político todo em seu palanque, que vai de Gladson Cameli a Nicolau Júnior, Luiz Gonzaga, Marcio Bittar e outros, não foi revertida a situação em favor da solitária Jéssica Sales (MDB).
Regra eleitoral
De acordo com as regras eleitorais, pode ser registrado o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido, desde que “não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.
É cada uma…
O Acre foi novamente destaque como um dos estados mais seguros da Região Norte. Imagino como estão os outros estados se somos referência no assunto.
Feijó
O Vale do Tarauacá-Envira arde em chamas. Feijó é o 9º do país entre os que mais queimam. Há outras regiões do Acre cuja omissão ou ineficácia de Estado são combustíveis que alimentam queimadas. Criminosos preenchem com fogo o vácuo criado pelo Estado.
Sabem
Estão cientes das danações no Vale do Tarauacá/Envira, incluindo invasão de terras públicas, os seguintes órgãos e instituições: Polícia Militar; Ministério Público; Aleac; Gabinete do Governador; Secretaria de Estado de Meio Ambiente; Imac.
SUS
Equipe da Força Nacional do SUS esteve entre os dias 16 e 20 de setembro em comunidades ribeirinhas e indígenas de regiões isoladas do Acre. Diagnóstico: “necessidade de fortalecimento das ações estratégicas e monitoramento das doenças relacionadas à fumaça e às condições de alimentação e [acesso à] água potável”.
Presença
Acerta o Procurador-Geral de Justiça, Danilo Lovisaro, em escrever artigo posicionando o MP em relação às questões climáticas. A guerra contra as queimadas e contra o negacionismo é, também, travada no universo da Comunicação. Tem que estar presente.
Alerta
O alerta de Nabiha Bestene, ignorado pelo prefeito, está sendo sentido agora pelo candidato Bocalom. O desgaste político é imenso. Ao MP, cabe o cumprimento do que estabelece o ECA.
Desespero
O fato é que o desespero entrou chutando a porta da Secretaria de Educação de Rio Branco (Seme). Grave. Muito grave o que acontece na rede municipal de ensino da capital. A ação administrativa; o alerta; a bomba explodida; a inabilidade dos colegas; o silêncio obediente de Nabiha; as férias. Eis o roteiro.
TAC
O Sinteac propôs que a Procuradoria do Município de Rio Branco, TCE, Gabinete do Prefeito assinassem uma espécie de TAC pela Educação. A exoneração de educadores e mediadores com contrato provisório é um fato que tem trazido tensão ao colo do prefeito Bocalom.
Descontinho
Alguns vereadores de Rio Branco não estão acreditando que irão perder mais de R$ 400 por falta nas sessões da Câmara Municipal. É o que andam comentando nos corredores da Casa Legislativa.
Videntes
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco está pegando fogo. Alguns vereadores andam fazendo projeções, mesmo sem terem sido reeleitos nas votações que ocorrerão na próxima semana, que indicará os três mais importantes membros do parlamento mirim.