O candidato a prefeito de Rio Branco pela coligação “Bora Rio Branco”, Marcus Alexandre (MDB), anunciou que pretende implantar o programa Mais Médicos Municipal, uma iniciativa para garantir a contratação de mais médicos na rede pública de saúde do município.
De acordo com o candidato, o fortalecimento do atendimento à saúde é uma prioridade, e, inspirado em iniciativas do governo federal, será necessária a criação de uma lei para viabilizar o programa. “Vamos enviar um projeto de lei e criar o Mais Médicos Municipal, uma forma desburocratizada para a contratação de pediatras, ginecologistas, além de melhorar o atendimento de crianças com autismo, incluindo serviços de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas”, explicou.
Marcus Alexandre também anunciou a implementação do Programa Corujão da Saúde, inspirado no modelo já adotado em São Paulo, que busca parcerias para a realização de exames. “O nosso plano inclui parcerias com clínicas de diagnóstico da rede privada, seguindo o exemplo do Corujão em São Paulo, para que, após as 17h, a prefeitura possa realizar mutirões de exames”, afirmou.
Além disso, o emedebista reforçou seu compromisso com a ampliação da rede de saúde municipal, incluindo a construção de uma policlínica no Segundo Distrito, o novo Barral e Barral, e a transformação da URAP Roney Meireles em Policlínica no Xavier Maia. “Nosso plano de saúde prevê duas grandes frentes: o fortalecimento da rede com a construção de uma policlínica no Segundo Distrito, o novo Barral e Barral, e a transformação do Roney Meireles em Policlínica. Também vamos construir unidades de saúde em bairros que ainda não contam com esse serviço, como o Custódio Freire, Vila Betel, Montanhês, e no Ramal São João, no km 100 da Transacreana”, pontuou.