O debate com candidatos à prefeitura de Rio Branco organizado pelo curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre, que vai ao ar nesta sexta-feira (20), é o primeiro em 23 anos.
De acordo com Paulo Santiago, professor supervisor do evento, o jornalismo é um pilar fundamental da democracia e a realização do debate engrandece a formação dos alunos. “É importantíssimo que nós tenhamos os nossos acadêmicos de jornalismo realizando um debate, ainda mais um debate eleitoral municipal onde vamos discutir os problemas da cidade. Os alunos são os protagonistas, porque todas as funções são divididas entre eles, inclusive da coordenação-geral do debate, eu atuo apenas na supervisão. Câmeras, direção técnica, os mediadores, apresentadores da sala de análise, tudo são eles que estão fazendo para compreenderem como essa dinâmica do telejornalismo, já que é essa disciplina que a gente está exercendo aqui nesse debate”, disse.
Tácila Matos, estudante do sexto período e uma das coordenadoras, defendeu a importância do debate para a formação acadêmica. “É interessante ver como é que todo esse processo de construir um debate, desde entrar em contato com as assessorias até ver tudo realizado. É quase uma dança, essa mudança do planejamento para a realização, com isso aprendemos desde noções de postura até, tecnicamente, o que é interessante para a transmissão, por exemplo”, afirmou.
Dinâmica
O debate começa com uma sala de análise, contando a participação de cientistas sociais, políticos, advogados e jornalistas, que discutirão os aspectos presentes no evento.
Uma vez iniciada a participação dos candidatos, o programa será dividido em três blocos; no primeiro, os candidatos responderão questões formuladas pelo curso de jornalismo e escolherão entre 13 temas de relevância para comentar; no segundo bloco, os candidatos confrontam entre si as ideias formuladas nos temas do bloco anterior; no terceiro bloco, os candidatos respondem a perguntas de tema livre.
O ac24horas fará a retransmissão do debate ao vivo, clique aqui para assistir.