A saúde vive um novo tempo em Cruzeiro do Sul na gestão de Zequinha Lima com a oferta de exames nunca antes feitos no município, abertura de laboratórios, mais médicos e dentistas e atendimento o ano inteiro para as comunidades rurais e ribeirinhas. Com relação à infraestrutura das 28 unidades de saúde, 21 foram reformadas e ampliadas, bem como o Centro de zoonoses. 3 UBSs foram construídas por Zequinha: na Boca da Alemanha, no Cumaru e no Santa Maria.
Para mostrar todos os avanços na área da saúde, o candidato Zequinha Lima já exibiu vários programas eleitorais com o tema. Apresentou o programa saúde na comunidade especialistas, que no final de semana garantiu s 9.176 mil procedimentos, incluindo consultas, exames e entrega de medicamentos.
Nesta terceira edição do programa, 19 médicos e 41 exames estiveram à disposição da população na Escola Flodoardo Cabral.
Além do oftalmologia, a lista de especialista inclui reumatologista, neuropediatra, ortopedia, traumatologia, cardiologia, medicina da família e comunidade, generalista, proctologia, ginecologia, gastroenterologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria endocrinologia, mastologia, dermatologia, nutrição, otorrinolaringologia , neuropediatria, oncologia, fonoaudiologia.
Entre os exame foram ofertados ultrassonografia, eletroencefalograma, espirometria, coposcopia, ecocardiograma, exame de bioimpendância. Teste ergométrico, exame de endoscopia digestiva alta. O exame de bera também foi realizado.
Na área oftalmológica a consulta e os exames ofertados atenderam pessoas que teriam que ir para Rio Branco, via Tratamento Fora do Domicílio- TFD.
Além da refração, a detecção do grau, e presença de catarata ,os pacientes contaram com exames como retinografia, o teste de shimmer, teste de boot, mapeamento de retina e ultrasonografia de globo ocular.
“Eu teria que ir pra Rio Branco fazer esses exames e já estava na fila do TFD. Aqui fiz tudo que precisava “, contou dona Maria Florisbela Silva Matos, 59 anos.
A oftalmologista Ariane Leão elogia a gestão de Zequinha pela iniciativa de realizar os mutirões. Cita que já veio nas outras edições e a demanda segue crescente.
“ A demanda é muito grande e graças a Deus está tendo esse tipo de ação aqui no município, que realmente é necessário. Muito importante” citou a oftalmologista Ariane Leão.
Marcilene chaves, do Bairro Aeroporto Velho, levou os 4 filhos para consulta. Investiga a possibilidade de 2 terem o transtorno do espectro autista.
“Isso aqui é muito importante pra gente como mãe de família, porque como a gente não tem dinheiro pra pagar particular isso aqui é uma oportunidade maravilhosa porque a gente chega aqui e tem tudo de graça”, conta.
“Todo mundo sabe da dificuldade que é sair da sua cidade para fazer um tratamento em Rio Branco ou, às vezes, até fora do Estado. Quero assumir um compromisso com você: na próxima gestão, a cada três meses, vamos fazer um grande mutirão de saúde para atender aquelas famílias que precisam de um médico especialista aqui em Cruzeiro do Sul”, afirmou Zequinha.
Exames
Em outro programa o destaque foi o Centro de Diagnóstico, que só neste mês de agosto realizou 53. 421 mil exames incluindo as ultrassonografias. Cerca de 40 mil exames hormonais já foram realizados no local desde o ano passado.
Infraestrutura e mais serviços
O que não falta é avanço para mostrar da saúde de Cruzeiro do Sul com relação à infraestrutura e aos serviços. “Cruzeiro do Sul hoje tem vinte e oito postos de saúde na zona urbana. Mas, quando nós assumimos esses postos estavam todos em situação difícil, abandonados”, lembrou Zequinha, que reformou 21 das 28 Unidades Básicas de Saúde- UBS e construiu mais três: a da Boca da Alemanha, a do Cumaru e a do Santa Maria na BR 307, que está em fase de conclusão.
“A gente está dando melhores condições de trabalho para o médico, para o enfermeiro, para o técnico, para a servente. Isso é levar dignidade para as pessoas”, disse Zequinha que em sua gestão garantiu mais médicos e mais dentistas nas unidades de saúde da cidade e da zona rural.
“Quando nós assumimos encontramos o problema da falta de dentistas nos postos de saúde. Na zona rural, por exemplo, nós tínhamos dois dentistas para atender toda a área. Hoje, temos dentistas em todos os postos de saúde, tanto na zona urbana quanto na rural. Avançamos muito, contratamos muitos profissionais, porque entendemos que a saúde bucal também é importante para a população”, explicou.