A prefeitura de Rio Branco iniciou nesta terça-feira (17) uma força-tarefa para limpeza de igarapés. A ação tem início no Igarapé Batista, no bairro Conquista e deve percorrer também o Igarapé São Francisco por 9 quilômetros, até o embarcamento das águas no Rio Acre, fazendo a retirada de lixo e entulhos.
Anderson Santana, diretor operacional da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), disse que apesar do trabalho ter a ajuda de máquinas, a maior parte do serviço deve ser feita com trabalho manual. “São locais muito íngremes, portanto, parte do trabalho vai ser feito manual. O nosso planejamento foi que para limpeza começar aqui na Valdomiro Lopes, com o Igarapé Batista, que logo após faz desaguamento no Igarapé São Francisco. O principal objetivo desse nosso trabalho é criar a conscientização nas pessoas para que cuidem dos igarapés, porque a manutenção do meio ambiente é responsabilidade de todos”, explicou.
Adoaldo da Frota Costa, morador da região, elogiou a ação mas disse que a mudança de comportamento da comunidade é fundamental. “As pessoas tomavam banho nesse Igarapé. Quando nós chegamos aqui esse garapé era limpo, mas não era povoado que nem, quanto mais gente mora, pior ele fica. Os meninos limpando aqui o ano passado, terminando de limpar, o povo já estava jogando sacola de lixo dentro”, afirmou.
Complementam as ações da SMCCI a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.