Uma grande área de terra no Alto Pentecoste, no município de Mâncio Lima, está pegando fogo há duas semanas e mais de 15 hectares de vegetação já foram atingidas. Há quatro dias os bombeiros tentam apagar as chamas e nesta sexta, 13, uma máquina está fazendo os aceiros para evitar que casas sejam atingidas pelo incêndio. Outros dois equipamentos serão utilizados até o final do dia.
De acordo com os bombeiros, há muitos pontos críticos de extensas áreas de vegetação em chamas. “Estamos aqui em coordenação com IMAC e maquinários do Deracre já na construção do aceiro. O objetivo é ancorar na BR-307 e na Estrada do Gama. Apenas neste ponto critico, temos outros ainda para fazer. O combate é indireto e os aceiros serão monitorados”, citou o comando do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul.
No local estão sete pessoas do IMAC e quatro bombeiros. Um trator já está trabalhando no aceiro.
Nas imagens divulgavas pelos bombeiros é possível ver a dimensão do fogo, a proximidade das chamas de residências e o trabalho do trator do Deracre.
Também está em risco parte da Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, Japiim Pentencoste, que é uma unidade de conservação de uso sustentável.
VEJA VÍDEO: