Os indígenas da etnia Jaminawas Arara participaram do Festival da Banana, em Rodrigues Alves, na noite de terça-feira, 10, na praça Antonio guilherme. Eles fizeram apresentação cultural mostrando suas cantorias e danças.
Esta é a primeira vez que os povos originários participam do evento. O prefeito Jailson Amorim os convidou, segundo ele, para valorizar os indígenas e suas tradições, oportunizando também que as pessoas conheçam.
“Esse ano nós colocamos na 8º edição do Festival da Banana, as apresentações indígenas para mostrar sua cultura, a dança, a música, a vestimenta e indumentária deles, que muita gente da nossa cidade não conhecia”, contou o gestor.
O Pajé da aldeia indígena Igarapé Preto, José Soares de Lima, agradeceu pelo convite.
“Eu tenho agradecer a Deus, em primeiro lugar, agradecer ao prefeito pelo espaço para a. gente trazer nossa cultura, para o povo da nossa cidade de Rodrigues Alves conhecer e saber que existe índio no município. Trouxemos energias positivas para nós todos, saúde e felicidade eu desejo para todo mundo. Fizemos seis apresentações, diferentes que trazem felicidade, força, união e as forças da floresta”, conta o Pajé.
O Festival da Banana será encerrado na noite desta quarta-feira,11, com shows da cantora Marilia Tavares, banda Forró Boys , além da Banda Forró Delirius no Estádio Municipal Pedro Santana.