Durante visita a Manaus nesta terça-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou quatro projetos de dragagem nos rios Amazonas e Solimões, o adiantamento do pagamento do Bolsa Família e obras para melhorar a trafegabilidade na rodovia BR-319, único acesso terrestre da capital amazonense ao restante do país. A agenda no Amazonas contou ainda com a presença de oito ministros, que foram ao estado para avaliar de perto a situação da estiagem.
A seca nos rios do Amazonas em 2024 já afeta mais de 340 mil pessoas, e todos os 62 municípios do estado declararam situação de emergência, conforme boletim do governo estadual divulgado na segunda-feira (9). Mais de 85 mil famílias estão enfrentando os impactos da estiagem.
Segundo o Governo Federal, no prazo de cinco anos, serão investidos R$ 500 milhões para garantir a navegabilidade segura e o escoamento de insumos, para reduzir efeitos da forte estiagem que atinge a região.
Conforme o Governo Federal, serão realizados quatro projetos de dragagem de manutenção e sinalização náutica no Amazonas. Os trechos abrangidos incluem:
• Manaus – Itacoatiara;
• Coari – Codajás;
• Benjamin Constant – Tabatinga;
• Benjamin Constant – São Paulo de Olivença.
Desses, apenas o trecho Manaus – Itacoatiara já foi assinado. Os demais devem ser assinados nos próximos dias, segundo o ministro Silvio Costa.
Obras na BR-319
Ainda durante a visita, foi feito a assinatura de um termo de contrato do plano de pavimentação da BR 319. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, as obras vão acontecer em 20 dos 52 quilômetros do Lote C da rodovia.
Em sua fala, o presidente Lula também abordou as obras na BR-319 e sua importância para conectar os moradores do Amazonas e Roraima ao restante do país.
Como conclusão, o presidente afirmou que o compromisso é construir a estrada com responsabilidade. Para garantir que o Amazonas e Roraima não fiquem isolados, serão estabelecidas parcerias com os governos federal e estadual.