O Espaço Indústria da Expoacre sediou, na noite de quinta-feira, 5, o lançamento da nova etapa do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC-GER). O edital estará à disposição no site licitacao.ac.gov.br/ a partir do dia 10 deste mês para pequenas obras que totalizam R$ 10 milhões em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes. Na oportunidade, ele explicou que a Nova Lei de Licitações reforça a necessidade de credenciamento e trouxe essa possibilidade. “Esse era o maior pedido das pequenas empresas da construção civil. É um momento de democratização das obras públicas. Se Deus quiser, é um ciclo vitorioso que estamos iniciando”, ressaltou o gestor.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), José Adriano, que também é diretor do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/AC), o anúncio representa uma grande vitória para o setor. “Nossa intenção é multiplicar a quantidade de postos de trabalho na construção civil. O PEC-GER representa muito e tem um alcance social extremamente relevante, priorizando as micro e pequenas empresas locais. Precisamos estender essa lei às gestões municipais, para que tenhamos ainda mais oportunidades para as pessoas que necessitam de emprego”, frisou.
O empresário também fez questão de agradecer o governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) por serem sensíveis às demandas do setor produtivo. “A Aleac tem sido parceira e muito responsável, assim como a gestão do governador Gladson Cameli. Somos gratos por entenderem as necessidades da iniciativa privada, que refletem diretamente na geração de renda e mais oportunidades de trabalho”, acrescentou José Adriano.
O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, que foi um dos idealizadores do PEC-GER, externou sua felicidade por acompanhar um momento importante para a construção civil. “O objetivo do programa, desde sua criação, foi contribuir para o resgaste das pequenas empresas do setor. Parabenizo a Seop, governo do Estado e FIEAC por esse grande passo”, assinalou.
Presente ao evento, a vice-governadora, Mailza Assis, disse que a iniciativa está abrindo uma nova porta, tanto para os empresários quanto para os trabalhadores acreanos. “Isso significa distribuição de renda, que acaba beneficiando a economia do nosso estado, trazendo benefícios para o comércio, indústria e o setor de serviços. Quanto mais gente empregada, mais consumo”, salientou.
Também participaram do lançamento da nova etapa do PEC-GER o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, além de outras lideranças políticas e representantes de pequenas empresas do setor da construção civil.