A situação crítica da atmosfera, infestada por fumaça decorrente de focos de queimadas no estado e em todo o país, foi um dos temas principais da sessão desta terça-feira. 3, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) destacou que é preciso que medidas conjuntas sejam tomadas para conter o aumento dos focos de calor — que ameaçam a saúde da população –, e vai pedir ao governo do Estado do Acre que libere todos os servidores públicos estaduais que estão na ativa, acima dos 60 anos de idade, nos dias de expediente. O pedido do parlamentar se estende também aos servidores da Aleac.
“É preciso que tenhamos essa preocupação com a nossa população diante de um problema gravíssimo que atinge a todos. Por isso, a minha sugestão ao governo do Estado, e também a essa Presidência, é que estejam promovendo ponto facultativo para esses servidores, preservando a saúde deles por problemas respiratórios graves”, afirmou Eduardo Ribeiro.
Outra recomendação do deputado Eduardo Ribeiro “é que as pessoas evitem atividades físicas e exposição prolongada ao ar livre neste momento”.
Conforme o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente, da Universidade Federal do Acre, com base em imagens por satélite, os municípios de Porto Acre, Bujari e Brasileia foram os que tiveram as maiores incidências de focos de incêndio em 2024.