O que já havia acontecido no final de semana, repetiu na noite dessa terça-feira, 27, e a Estrada da Variante, na chegada de Cruzeiro do Sul, foi tomada pelo fogo. No início do trajeto da BR-364, da Variante até o Rio Crôa, as marcas de queimada e fumaça também estão fortes. O centro da cidade e bairros estão “acinzentados” de fumaça.
Na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul atendeu 49 ocorrências de fogo e de segunda-feira até hoje, quarta-feira, já são 14 registros. Durante todo este ano, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon, foram 376 ocorrências de incêndio de vegetação. Um aumento de mais de 100% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Além das mais de 300 ocorrências, mais 184 atividades preventivas onde nossos militares vão à zona rural, na zona urbana orientando as pessoas a não queimar o lixo, a não colocar fogo ali nos terrenos, então já são mais de 500 ocorrências incluindo a atividade de resposta e também a atividade preventiva. Os números têm crescido bastante, inclusive os focos de calor também quando comparamos com o ano passado, isso aumentou mais de 118%. Estamos com reforço da nossa equipe, viaturas, de equipamentos e também de pessoal empenhado nas atividades práticas”, enfatiza o comandante.
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) monitora a situação e o Ministério Publico vai atuar para responsabilizar os culpados pelas queimadas.