A exatos 8 dias das eleições, o candidato a reeleição Sebastião Viana (PT) continua como líder absoluto na preferência do eleitor, segundo a pesquisa do Instituto Delta. Se as eleições fossem hoje ele ganharia com 42.24% dos votos. O segundo colocado é Márcio Bittar (PSDB), com 26.04%, aparecendo logo em seguida Tião Bocalom (DEM) com 19.12%. O candidato do Psol, Antônio Rocha tem 1.20% dos votos. Brancos e nulos somam 2.36%, enquanto 9.04% não sabem ou não quiseram responder os questionários. Estes números, se mantidos até o dia das eleições, garantem o segundo turno para a escolha do novo governador do Acre.
O atual governador ganha em todas as cidades pesquisadas, com desempenho surpreendente em Cruzeiro do Sul, terra da candidata a vice da coligação de Márcio Bittar. Lá ele tem 39,78% contra 33.33% do candidato tucano.
A pesquisa Delta Agência de Pesquisa foi contratada por ac24horas.com e está registrada noTRE/AC -00048/2014. O período de coleta de dados foi entre os dias 21 e 26 deste mês e tem margem de erro em 2% para mais ou para menos, com margem de confiança de 95%. Foram realizadas 2.500 entrevistas.
Gladson se mantém à frente de Perpétua
Almeida e tem vantagem de 13% para o senado
Se por um lado a pesquisa Delta mostra grande vantagem a aliança Frente Popular para o governo, ela aponta também que a oposição tende a ficar com a única vaga do senado.
O deputado Gladson Cameli (PP) lidera com grande folga sobre a segunda colocada, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).
Gladson vence na capital (48.60% contra 33.21%) e também no segundo maior colégio eleitoral do Acre, Cruzeiro do Sul, onde tem 67.47% dos votos, contra 23.11% de comunista.
No apanhado geral, se as eleições fossem hoje, Gladson Cameli do PP teria 48.20% dos votos contra 35.20% de Perpétua Almeida. Uma vantagem de 13% a uma semana das eleições.
Os candidatos Roberto Duarte (PMN) tem 3.36% e Professor Fortunato (Psol) 1.08%. Brancos e nulos somam 2.12% e 10% não souberam ou não quiseram responder.
Detalhes da pesquisa – O detalhe curioso da pesquisa para o senado, é que Gladson Cameli perde para a comunista Perpétua Almeida em senador Guiomard, terra de sua primeira suplente. Lá ele tem 40.80% das intenções de votos, contra 44.84% da comunista.
Cameli também perde em Brasileia (34.54% a 49.09%), cidade administrada pelo PMDB e em Epitaciolândia (34.90% a 39.92%) administrada por André Assem, do PSDB.
Outro dado importante é que o líder das pesquisas para o senado é também quem tem a menor rejeição: 10.44%, sendo que a segunda colocada, a deputada Perpétua Almeida é a campeã de rejeição: 29.04%.
Gladson faz carreata histórica em Cruzeiro do Sul
e se emociona ao lembrar do tio Orleir Cameli
A cidade de Cruzeiro do Sul parou para assistir uma grande carreata que tomou conta das principais ruas na manhã deste domingo (28) seguindo o candidato ao Senado pela Aliança Por Um Acre Melhor, Gladson Cameli, que segundo pesquisa do Instituto Delta lidera a preferência do eleitor com 13% de vantagem para a segunda colocada, deputada Perpétua Almeida.
Mais de 1000 veículos, entre carros e motos percorreram cerca de cinco quilômetros de diferentes bairros da cidade. Mesmo no domingo, Gladson, Márcio Bittar e Antônia Sales foram recebidos em cada quarteirão, calçada, janelas e portas com bandeiras, acenos, gritos de apoio as candidaturas.
Gladson disse que essa alegria encontrada nas ruas é resultado da campanha limpa e de respeito às famílias acreanas. Ele prometeu continuar apresentando o que fez como deputado federal eleito duas vezes e o que pretende fazer como Senador da República.
“Vou aproveitar cada minuto de campanha para conversar com os eleitores. Esse clima animado e extremamente positivo reflete o nosso compromisso de colocar o Acre e as pessoas em primeiro lugar”, comentou.
Um grande encontro com a militância marcou o fim da atividade de campanha em frente a casa do prefeito Vagner Sales, no centro de Cruzeiro do Sul. O candidato ao governo pela Aliança, Marcio Bittar, agradeceu o empenho de cada militante e da família Cameli.
“Obrigado a cada militante que saiu de suas casas para prestigiar essa grande festa. Devo muito o crescimento de minha campanha ao Vagner, a Antônia, a cada um de vocês e especialmente ao Gladson. A aceitação do seu nome para o Senado tem nos ajudado muito. Com certeza estaremos no segundo turno com um Senador eleito”, disse Bittar.
Cameli voltou a pedir união de todos na reta final de campanha e chegou a se emocionar quando se lembrou do último comício vivido ao lado do tio e ex-governador Orleir Cameli.
“A saudade do meu tio é muito grande, mas irei até o final e serei se Deus quiser e com a força dessa gente guerreira e cheia de esperança, o senador mais jovem do Brasil”, concluiu.