Menu

Pesquisar
Close this search box.

É a ideologia, estúpido!

“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.


Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.


Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.


Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.” Elon Musk.


O texto acima foi divulgado neste último sábado por Elon Musk, conhecido multibilionário dono de muitas grandes empresas, incluindo a plataforma X (ex-Twitter), anunciando a retirada de seu escritório do Brasil. Com isso, nosso país se junta a uma meia dúzia de ditaduras nas quais o X não é permitido, entre elas a venezuelana.


A decisão, repercutida no mundo inteiro, vem ao mesmo tempo que a revelação de uma série de irregularidades praticadas pelo Ministro do STF, no bojo de processos que tem como sempre o objetivo de perseguir e silenciar adversários políticos. Sim, incrivelmente, no Brasil, a Suprema Corte ao invés de cuidar da constitucionalidade, se insurge declaradamente como órgão que tem lado político – “derrotamos o bolsonarismo”, e vem permanentemente no encalço de qualquer um que se atreva a resistir à ordem de calar. O pretexto é o combate a uma fantasiosa “extrema-direita”, em nome do qual tudo é permitido, inclusive andar fora dos trilhos.


O jornalista premiado e conhecido mundialmente Glen Greenwald (ver AQUI), apontou uma série de medidas autoritárias do Ministro Alexandre de Moraes, do STF, que para qualquer mente com dois neurônios funcionais declaram a truculência e a extrapolação da justiça por um ministro que se atribui e exerce, com a ajuda de Lula da Silva e sob silêncio obsequioso do parlamento, poderes além dos constitucionais.


Segundo o jornalista Augusto Nunes, (ver AQUI), ao perseguir sites, revistas e jornalistas, o ministro Alexandre de Moraes faz no STF o “serviço sujo” que o órgão decide em função de interesses não republicanos, e é a maior ameaça à democracia brasileira. A briga com Elon Musk seria apenas uma reação imediata a algo que só tem a crescer com novas revelações.


De acordo com o jornalista Paulo Figueiredo (ver AQUI), toda essa escalada de violência contra a liberdade de expressão implica uma juristocracia inaceitável e situa no próximo dia 07 de setembro um momento importante para que a população brasileira se manifeste contra o autoritarismo galopante que ameaça nossas liberdades.


Como se não bastasse, seus sabujos togados, conforme áudios divulgados neste sábado, cogitam enviar jagunços para sequestrar um jornalista brasileiro no exterior (ver AQUI). O alvo seria Allan dos Santos, um perseguido político refugiado nos EUA por enfrentar há alguns anos a ditadura togada.


Fico por aqui. Consultem vocês mesmos, a internet está repleta de notícias a respeito da investida do STF, através do Ministro Alexandre de Moraes, contra a liberdade de expressão, o que não é novidade, mas escancarou para o mundo quando exacerbou contra empresas estrangeiras e residentes brasileiros em outros países.


Em sua última declaração, Lula da Silva disse que a Venezuela tem um regime “desagradável”, mas não tem nada de ditadura e, neste domingo, o Ministro da Justiça disse que tudo que Alexandre de Moraes faz é “pela democracia”, ou seja, o lulopetismo endossa a ditadura lá e cá porque dela é sócio e nela se sustenta.


Há muito de ideologia nisso tudo. Há uma guerra de visões de mundo. Enquanto a esquerda quer o Estado controlando o indivíduo, a direita quer que a sociedade controle o Estado. Enquanto a esquerda quer um Xandão com a palmatória castigando quem pensar e se expressar de modo “desobediente”, a direita quer que você pense e diga o que quiser, enquanto a esquerda quer o homem escravo, a direita quer o homem livre. Oportuno lembrar que tudo isso começa no seu voto para vereador e para prefeito, é na sociedade que se enraíza a servidão, a disposição a ceder sempre, a se intimidar e permitir que encabrestem o povo.


Aqueles que querem levar o eleitor à ignorância política e pobreza intelectual, escondendo os grandes problemas nacionais e fazendo dele um condômino incomodado com o pavimento são uns farsantes. Lembrando James Carville em 1992, durante a campanha presidencial de Bill Clinton contra George H. W. Bush, não é o buraco da rua que está em jogo, é a ideologia, estúpido!7



Valterlucio Bessa Campelo escreve às sextas-feiras no site ac24horas e, eventualmente, no seu BLOG, no site Liberais e Conservadores do Percival Puggina e outros sites.  Quem desejar adquirir seu último livro de contos “Pronto, Contei!” pode fazê-lo diretamente com o autor.