Nesta quarta-feira, 12, o Fórum Empresarial do Acre deu início à Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O evento ocorre na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.
Com o intuito de fomentar a disseminação e facilitar o acesso aos incentivos oferecidos pela Zona Franca de Manaus (ZFM), incluindo a Política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a Jornada apresenta uma programação extensa e gratuita. O evento é destinado a empresários, comerciantes, representantes governamentais, estudantes e profissionais liberais.
José Adriano, presidente do Fórum Empresarial, destacou a importância da Suframa como parceira no desenvolvimento do estado do Acre ao longo dos anos. No entanto, expressou seu pesar pela falta de interação com a autarquia nos últimos oito anos, atribuindo a distância a questões políticas. “”Infelizmente, durante os últimos oito anos, tivemos uma ausência dessa relação. Podemos citar inúmeros problemas, desde a questão política nacional, com desentendimentos entre grupos políticos governantes no Brasil. Uma reaproximação agora é muito bem-vinda, pois estamos num momento em que a tentativa de reconstruir o Brasil inclui também o estado do Acre. Falando sobre o impacto da reforma tributária, ela trouxe uma nova perspectiva sobre como o setor privado pode interagir com esses benefícios. Este é o momento certo para atualizar todas as informações alteradas devido a essas necessidades e comunicá-las aos empresários e ao setor empresarial de outros setores, não apenas da indústria. É uma oportunidade para contribuir com a proposta de desenvolvimento deste estado através de incentivos”, declarou.
Devido à ausência do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, Luiz Frederico Aguiar, superintendente adjunto executivo da Suframa, disse que a agenda vai abordar assuntos variados, não apenas da Zona Franca de Manaus, mas também sobre a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Luiz mencionou que durante o dia será destacado a lei de informática, que é uma lei registrada na Amazônia pela Suframa. O gestor adiantou que no ano passado foram investidos 6,3 bilhões de reais no Acre. “Estamos muito felizes que já temos resultados para apresentar. No ano passado, movimentamos aqui, uma movimentação da Zona Franca de Manaus no Acre, de 1,3 bilhões de reais em mercadorias. Temos bons resultados para apresentar à sociedade. Gostaria de convocar empresários, consultores, contadores, economistas e todas as pessoas que lidam com empreendedorismo e inovação, incluindo startups, para virem conhecer a lei de informática, entender como podem receber investimentos para atuar no Acre, como apresentar um projeto agroindustrial para obter benefícios fiscais e produzir localmente, e como cadastrar sua empresa para comprar mercadorias incentivadas no Brasil. Esse é o nosso objetivo”, explicou.
Frederico revelou ainda que o agronegócio é uma oportunidade de crescimento no Acre. “Outra possibilidade de crescimento é o agronegócio, a agroindústria. Precisamos agregar valor para gerar mais renda e produzir um produto mais qualificado. A Zona Franca de Manaus oferece a oportunidade de apresentar um projeto agroindustrial e receber recursos, por exemplo, para comprar maquinário, com imposto reduzido ou sem imposto”.
O secretário de indústria e tecnologia do Acre, Assur Mesquita, afirmou que a agenda é uma parceria da Secretaria de Indústria, do Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria e da Ciência e Tecnologia, junto com a Suframa no Acre. Esta parceria visa trazer exatamente as oportunidades de incentivos do ponto de vista empresarial, institucional, das prefeituras e da inovação para o estado. “A Suframa é uma instituição que administra um pacote de oportunidades, incluindo incentivos fiscais e recursos que podem ser disponibilizados para inovação, desenvolvimento empresarial e desenvolvimento regional”, declarou.
Mesquita destacou que os profissionais, gestores e empresários precisam conhecer o que está à disposição. Segundo ele, a iniciativa é positiva, pois vai proporcionar o que o órgão tem a oferecer à classe. “Fizemos um esforço para divulgar para a maior quantidade de pessoas, para que os profissionais conheçam essas oportunidades. Quanto mais pessoas conhecendo essas oportunidades, mais possibilidades de ações de desenvolvimento podem acontecer. Um projetista que entende pode fazer um projeto para uma nova indústria, um empresário que capta essa informação pode obter recursos para sua empresa e melhorar o seu negócio, um gestor público como um prefeito, governante ou secretário que entende isso pode também usufruir desses recursos para algum programa especial. Enfim, serão dois dias de muita atividade e disseminação de conhecimento sobre oportunidades de investimento no estado do Acre”, argumentou.
Certificação de alunos do Trilha Jovem Empreendedor 4.0 marca abertura de evento com apoio da Suframa
A cerimônia de abertura do curso Trilha Jovem Empreendedor 4.0 foi marcada pela certificação de 20 alunos, um projeto executado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) e coordenado pelo programa de Fomento ao Empreendedorismo Inovador. O projeto, que começou em 2023, contou com um investimento de R$ 500 mil e turmas nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O evento teve a presença de autoridades da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), incluindo os superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar, e de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira. Também estiveram presentes o coordenador-regional da Área de Livre Comércio de Rio Branco, Jéfferson Barroso; o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro; o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita; o superintendente do Banco da Amazônia (Basa) no Acre, Edson Souza; o senador Sérgio Petecão; o secretário de fazenda, Amarisio Freitas; entre outras autoridades.