O núcleo da aliança partidária que competirá nas eleições de 2026 será formado obrigatoriamente a partir da atual coligação PL/PP/União Brasil e Republicanos. Os principais protagonistas desta disputa serão o governador Gladson Cameli, o prefeito Tião Bocalom, os senadores Márcio Bittar e Alan Rick e a vice-governadora Mailza Assis.
A reeleição de Tião Bocalom o afastaria da corrida para governador, beneficiando assim, Alan ou Mailza. No entanto, ambos precisarão encontrar um acordo antes disso. A possibilidade de alcançarem tal consenso, apenas o tempo poderá determinar.
Se Bocalom for derrotado, o cenário pode mudar, pois ele teria a possibilidade de concorrer ao Palácio Rio Branco com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso ameaçaria a polaridade que provavelmente será estabelecida pelos partidos de oposição que, atualmente, apoiam o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB).
Essa mudança poderia alterar significativamente a dinâmica da política regional, trazendo novos desafios e oportunidades. A influência de Bolsonaro poderia fortalecer Bocalom, intensificando a disputa eleitoral. Os maiores prejudicados seriam Mailza Assis e o senador Alan Rick que sonham em chegar ao governo, o que é muito natural.
“Quando as pessoas falam umas com as outras, elas nunca dizem o que querem dizer. Elas dizem outra coisa e é esperado que você saiba o que elas querem dizer”. (Alan Turing)
. A deputada federal Socorro Neri, depois de tudo que aconteceu, não tem condições morais de ir para qualquer evento em apoio à aliança PL/PP.
. Foi empurrada para fora do campo de forma desleal; deram-lhe uma bicuda no tornozelo.
. Como diria o Lobo Zagallo:
. “Sem chances de voltar a campo”.
. Deveria fazer como os outros líderes políticos que estão apoiando pré-candidatos a prefeito independente da sigla partidária a que pertençam.
. A velha história da política de que cada um cuida de si e Deus cuida de todos.
. Bom, isso é com ela!
. Diz alguma coisa aí, Macunaíma…
. “O certo é que ela e o Gladson são inseparáveis”!
. Você acha?!
. Acho não, tenho certeza!
. Então, tá!
. Ouviste um professor dizer que haverá uma renovação de cerca de 90% na Câmara Municipal?
. “Mas tirem dessa balsa o vereador pastor Arnaldo Barros; está no partido certo, na hora certa e na eleição certa”.
. “Os vereadores que se enfiaram no PL, PP e União Brasil é que vão ter que se preocupar, com exceção da vereadora Elzinha Mendonça”.
. Alguma novidade de Brasília, Macunaíma?
. “Sim, a bancada federal do Acre está toda com o Lula agora…”
. O quêêê…?
. É fake news, mas não é crime, qualquer um pode inventar e bombar nas redes sociais.
. Para mim chega, bom dia!