A Polícia Federal (PF) encontrou uma estufa com plantação de maconha dentro de uma casa, no bairro Adrianópolis, durante a operação “Vapor Digital”, em Manaus, nesta terça-feira (28). A ação teve objetivo de combater contrabando de cigarros eletrônicos, falsidade documental, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
O proprietário do imóvel, onde estava a estufa de maconha, foi preso suspeito pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. Outras três pessoas também foram presas durante a ação.
Além das prisões, a polícia cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em 16 tabacarias. Os estabelecimentos estavam sendo investigados pela venda ilegal de cigarros eletrônicos – também conhecidos como vapes.
A Justiça do Amazonas também concedeu a suspensão das atividades econômicas dos estabelecimentos identificados na investigação e a suspensão dos perfis de redes sociais.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início em fevereiro de 2024, após a RFB fazer três apreensões nos Correios e em empresas de transporte aéreo no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Na ocasião, mais de 7.500 cigarros eletrônicos foram apreendidos.
O material, de acordo com a polícia, era destinado à pessoas físicas, pessoas jurídicas e distribuidoras na cidade de Manaus.
A investigação identificou 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais, em sua maioria tabacarias, tidos como responsáveis e pontos de vendas do produto ilícito, na cidade e nas redes sociais.