O Ministério da Cultura, por meio do secretário de Economia Criativa e Fomento, Henilton Parente, divulgou na edição desta terça-feira, 21, do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que homologa projetos culturais que cumpriram os requisitos de admissibilidade.
Entre os projetos aprovados está o “Batuque do Norte ao Nordeste”, idealizado pelo grupo acreano Maracatu Pé Rachado, de Rio Branco. O governo federal liberou o montante de R$ 200 mil para a realização do projeto.
Conforme descrito no documento, o projeto tem como objetivo promover um intercâmbio cultural com o grupo Maracatu Ventos de Ouro, de Salvador/Bahia, e assim valorizar a tradição da música percussiva brasileira na região amazônica. Com despesas de transporte, hospedagem e alimentação asseguradas, o grupo acreano terá a oportunidade de aprimorar suas competências musicais e engajar-se em atividades como uma oficina de percussão com o Maracatu Ventos de Ouro e participar do Cortejo Pernambucano em Salvador, um evento anual que celebra a festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro e que há oito anos reúne diversos grupos de maracatu.
Além disso, o projeto contempla a realização de uma oficina de Maracatu para alunos da rede pública de ensino do Acre e uma performance do grupo Pé Rachado na capital acreana. O período para captação dos recursos está estipulado entre 21 de maio de 2024 e 31 de dezembro de 2024.