A produtora dual, Maria José, do ramal da Sementeira, em Capixaba, cerca de 80 km da capital, denunciou que retirou do próprio bolso recursos para o pagamento de um trator para fazer melhorias do ramal e a garantia de acesso para os filhos frequentar a escola. Ela disse que cansou de procurar o prefeito Vareda para pedir ajuda.
“Se depender do prefeito o transporte coletivo não roda”, comentou a produtora.
Segundo a produtora, cerca de 100 famílias estriam praticamente isoladas na região. A denúncia será apresentada aos vereadores do município, no retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Capixaba. Vereadores de oposição informam que vão pedir esclarecimentos ao executivo e ao governo do Acre, sobre os recursos do Ramais do Povo.
A reportagem procurou o prefeito Vareda (PCdoB). Ele nega que qualquer produtor rural tenha “tirado dinheiro do bolso para recuperar ramal”. Vareda informa que após o período de chuvas, a prefeitura recuperou todos os pontos críticos do ramal Sementeira. Ele informa ainda que o ramal está na planilha de trabalho do Ramais do Povo, para este ano.
“Ela nunca pagou para recuperar o ramal Sementeira. A prefeitura recuperou todos os pontos críticos do local. O óleo e as máquinas utilizados neste específico ramal, são da prefeitura. Estamos trabalhando nos ramais São Gabriel, São Luiz e Ramal do Coco. O próximo será o Sementeira, que será recuperado totalmente, através do Ramais do Povo”, diz Vareda.
O prefeito afirma destaca que Maria José, estaria sendo influenciada por políticos que fazem oposição à atual gestão. “Todas vezes que ela precisa transportar produção, ela faz nos caminhões da prefeitura. Nunca pagou nenhum centavo. Acredito que a denúncia falsa foi influenciada pela oposição”, finaliza Vareda.