Quem foi à Unidade de Pronto Atendimento Jaques Pereira Braga, em de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira (5), encontrou arte.
A atriz Claudia Toledo apresentou a peça teatral “Carcinoma”, que retrata a descoberta, tratamento e cura de um câncer de mama da artista em 2021.
Com o lema “Outubro Rosa é todo dia”, com um figurino que retrata o organismo humano e com cenário hospitalar, Cláudia fala sobre os momentos que viveu em todas as fases da doença e destaca a importância dos cuidados preventivos.
“Eu escrevi tudo que eu passei em um diário. Como sou professora de dramaturgia, usei a arte para fazer um solo e trazer reflexão sobre o câncer, que é um tabu. E a doença não é uma sentença de morte, não. Nós tocamos as pessoas para que encarem a doença de outra forma. No meu caso, o teatro me curou”, relatou a atriz, que apresenta a peça também na Escola Craveiro Costa.
“Quando recebi a proposta, logo aceitei porque é muito relevante para a sociedade falar sobre o câncer de mama e, abordado dessa forma pela atriz que vivenciou a doença e a cura, é muito importante. Deixa uma mensagem de que há cura, há tratamento. “, pontua o diretor da UPA, Macsom Rosas.
A dona de casa Maria Alina de Souza (55) conta que nunca havia visto uma apresentação de teatro e ficou surpresa e satisfeita com a mensagem. “Ela relata tudo que passou e está aí viva pra contar pra nós. Dá mais uma esperança e vou fazer meus exames pra ver se está tudo certo “, pontua.
“É importante. As mulheres precisam se tocar porque um simples toque pode mudar a vida delas. Então, se toquem, mulheres”, aponta o produtor da peça, César Nobre.
A peça “Carcinoma” já foi apresentada pela Cia. Visse e Versa em outras cidades do Vale do Juruá, como Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.