Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está em Cruzeiro do Sul para iniciar o trabalho de instalação do aparelho de ressonância magnética no Hospital Regional do Juruá.
De acordo com o assessor técnico da Coordenação Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá e Envira da Sesacre, Rafael Gomes, cabe à secretaria cuidar da parte elétrica da instalação do aparelho na unidade hospitalar. E à empresa Siemens, que ganhou a licitação, é responsável pela adequação da sala, que contará com piso específico e blindagem.
“A equipe da Sesacre vai medir a potência do gerador do Hospital do Juruá. Em seguida vai fazer a instalação da subestação até o quadro onde o aparelho de ressonância magnética será instalado. A ressonância exige um tamanho, instalações e blindagem específicas e tudo isso faz “parte do contrato com a empresa Siemens que vai cuidar da adequação da sala, da parte de refrigeração, do piso e da gaiola. Só depois disso é que o aparelho será trazido para Cruzeiro do Sul”, relata Rafael.
Este será o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública de saúde do Vale do Juruá. Deverá atender pacientes de Feijó em Marechal Thaumaturgo.
A ressonância magnética é um tipo de exame que permite ao médico verificar estruturas anatômicas, como ossos e músculos, e até mesmo certos processos biológicos, sem a realização de procedimentos cirúrgicos ou que sejam mais invasivos.