Olivia Rodrigo entregou kits com pílulas contraceptivas em seu último show, em St. Louis, Missouri, Estados Unidos. O motivo é simples: a cantora possui uma ONG defensora dos direitos reprodutivos das mulheres, a Fund 4 Good, que distribuiu os kits gratuitamente para os fãs presentes no show. A iniciativa viralizou nas redes sociais.
Ela anunciou também que parte dos lucros da venda de ingressos da turnâ de Guts, seu novo álbum, irão para a Fund 4 Good, e serão distribuídos para a Natl (Network of Abortions Fund), além da Nebraskaar (Nebraska Abortion Resources) e da Iaafund (Iowa Abortion Acess Fund), redes de acesso ao aborto nos Estados Unidos.
Olivia explicou mais sobre os fundos que receberão as doações: “[A Nebraskaar] é o único fundo estadual para o aborto (no estado de Nebraska), e proporciona fundos e recursos práticos que garantem a acessibilidade ao aborto. [A Iaafund] é responsável por garantir o acesso ao aborto para as pessoas [do estado] de Iowa”.
No kit, foram distribuídas duas pílulas do dia seguinte, além de cartões explicativos sobre o direito reprodutivo de mulheres, e um pedido de doações e apoio para a ONG de Olivia.
A campanha, “Funding abortion? It’s a good idea, right?” (“Financiar o aborto? É uma boa ideia, certo?”, em português), é uma homenagem à música Bad idea, right?, um dos sucessos de seu álbum Guts.
free planb at @oliviarodrigo in st. louis tonight 💓 thank you @MOAbortionFund ✨ pic.twitter.com/41sc65XxLx
— kin ⸆⸉ (@cowboylikekin) March 12, 2024
Não é a primeira vez que Olivia Rodrigo se pronuncia sobre o assunto. Em 2022, ela cantou, junto de Lilly Allen, a música Fuck You, dedicando-a aos membros da Suprema Corte responsáveis por revogar a lei Roe V. Wade, que garantia o direito ao aborto nos Estados Unidos.
Olivia Rodrigo & Lily Allen singing Fuck You to the Supreme Court in front of 200K people is the best thing you’ll see today. pic.twitter.com/fL4cNSrujc
— Rebekka (@rebekkarnold) June 25, 2022
Fonte: Terra