O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) divulgou nesta segunda-feira (11) a resolução de novas eleições em Alto Alegre após a cassação do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e da vice Simone Friedrich (PSD). A eleição suplementar será no dia 28 de abril. As eleições municipais de outubro seguem mantidas no município.
Acusados de distribuir cestas básicas em troca de votos em 2020, os dois tinham perdido os mandatos em decisão do TRE. A determinação de novas eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu nesta sexta-feira (8).
Nas redes sociais, o prefeito comunicou que deve recorrer da decisão. “Ainda tenho recursos e vou recorrer até o último para provar minha inocência e ficar até 31 de dezembro no mandato que me foi dado pelo povo”, disse.
A desembargadora e presidente do TRE foi quem divulgou a data das novas eleições. Os demais desembargadores concordaram com a resolução. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes.
As convenções partidárias, ocasião em que os partidos escolhem os candidatos, devem ser realizadas no período de 21 a 26 de março. Já a diplomação dos eleitos pode ser realizada até 31 de maio de 2024.