A retomada da rotina em Xapuri tem sido de muito trabalho tanto para a população, que luta para voltar para as suas casas e retomar seus empreendimentos, no caso dos comerciantes, com as melhores condições de salubridade possíveis, quanto para o poder público municipal e estadual.
A limpeza e a desobstrução das ruas na região central da cidade está acontecendo com a parceria dos dois entes públicos. O governo colocou equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) à disposição da prefeitura para os serviços de retirada de entulhos também nos bairros.
“Toda a estrutura do Estado está sendo disponibilizada para auxiliar as famílias nesse pós-enchente, cumprindo determinação do governador Gladson Cameli, que tem trabalhado para cuidar das pessoas”, afirmou o presidente do Deracre, Sócrates José Guimarães, em divulgação da Agência de Notícias do Acre.
O plano de limpeza é coordenado pelo município, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, e conta com o apoio de homens da autarquia e cinco máquinas pesadas. Todo o trabalho é feito após a realização de vistorias que garantam os procedimentos e o retorno das pessoas de maneira segura.
“Estamos com maquinário do Deracre em Xapuri para que possamos executar a limpeza das ruas e assim as pessoas consigam retornar para as casas com dignidade e condições de acesso”, disse o encarregado da equipe da autarquia, Antônio Alves Maia.
Esta foi a segunda maior cheia do Rio Acre em Xapuri, com a cota de 17,09 metros. Apesar de uma diferença de mais de um metro para a maior de todas, em 2015, os efeitos na cidade foram praticamente iguais. Em decorrência da situação, o hospital da cidade está funcionando pela terceira vez em 9 anos em um local improvisado.