A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) faz um alerta para o contínuo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Região Norte e recomenda redobrar os cuidados contra a Covid-19, especialmente no Amazonas e em Tocantins, durante o carnaval.
A recomendação é que pessoas do grupo de risco para agravamento da Covid-19, como os idosos, evitem as festas de carnaval nos estados do Norte e em Mato Grosso.
Crescimento
Segundo a fundação, Amazonas, Pará e Tocantins seguem com um sinal claro de aumento de SRAG por Covid-19, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste. Os casos de SRAG são aqueles com sintomas respiratórios mais graves e que costumam causar hospitalização.
No Pará, apesar da desaceleração do crescimento em idosos, isso não se aplica a crianças e aos jovens adultos, idades nas quais segue o aumento de casos. Além disso, Acre e Rondônia também apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG.
Para o restante do país, a recomendação é evitar a folia em caso de sintomas gripais. O vírus continua presente. Então, se está com sintoma de infecção respiratória, pode sim estar com Covid ou pode ser uma gripe, pode estar com vírus influenza. Então, a recomendação é preservar o restante da população.