O deputado Eber Machado (PSDC) colocou o governo numa sinuca de bico, ao conseguir aprovar nas comissões, com o apoio da oposição, uma emenda à LDO que estabelece a destinação de 1% do orçamento para a Defensoria Pública. Restará ao governo, duas saídas: aprovar a LDO e vetar a emenda, ou não colocar em votação e com isso a Aleac não entrar em recesso. O certo é uma coisa: este conflito era tudo que a base do governo não queria neste fechar de período legislativo e em plena campanha eleitoral. A previsão é que a base do governo aprove a LDO e vete a emenda do deputado Eber Machado (PSDC).
Balsa dos pastores
Este ano terá uma novidade, já encomendada pelo blog ao bom chargista Dim: a Balsa dos Pastores. Estamos com uma relação dos Pastores evangélicos e os nomes dos respectivos candidatos a deputado estadual que estão apoiando. No fim da eleição vamos checar quem conseguiu eleger seu candidato. E colocar na Balsa dos Pastores, quem não elegeu o afilhado.
Fim da farsa
Queremos com isso acabar com a farsa de que Pastor evangélico elege quem bem entender. E por isso, atenção Manacapuru: a Balsa dos Pastores já está atracada no Porto da Gameleira.
Fica neste bolo
No PSB, se o partido eleger um deputado o favorito é o deputado Manoel Moraes. Se fizer dois, os favoritos à segunda vaga são pela ordem, o Dr. Julinho e o vereador Marcelo Jucá.
Questão fechada
O deputado Edvaldo Sousa (PSDC) diz ser questão fechada não aceitar a candidatura do ex-prefeito Nilson Areal (PSL) sub-judice e admite o fim da aliança se o PSL vir a insistir nisso.
Saída à francesa
O dirigente do PSDC, Osmir Lima, também comunga da tese, teme Areal ser candidato e o partido perder seus votos para a legenda. Quer que, Areal lance a mulher Leuda no seu lugar.
0800? Nem tanto!
Angelim (PT) é um belo candidato. Mas, a sua candidatura não é na base do 0800 (apoio de graça) como dizem. Se transformassem sua estrutura em dinheiro não caberia no Forte Knox.
Difícil de avaliar
Aliás, fica difícil de avaliar quem tem a maior estrutura para deputado federal dentro da FPA, se Raimundo Angelim (PT) ou Léo Brito (PT), a diferença está no Angelim ser mais simpático.
Lealdade política
Lealdade política se paga com lealdade política. O governador Tião Viana tem tido um zelo extremo com a candidatura do seu líder, deputado Astério Moreira, com fatos concretos.
Churrasco político
O ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), comandante da candidatura da mulher Perpétua Almeida (PCdoB) ao Senado, esteve churrasqueando com o deputado Chico Viga (PTB).
Tudo tranquilo
Após uma picanha, um filé, uma maminha, ficou tudo tranqüilo em relação ao apoio do deputado Chico Viga (PTB) à candidatura da Perpétua Almeida (PCdoB) para senadora.
Questão fechada
Para a Câmara Federal é uma questão fechada, o deputado Chico Viga (PTB) vai apoiar a candidatura de Regina Lino (PTB), que reviu seus planos e está em campanha fervorosa.
Aposta no salão azul
Presentes ontem no salão azul da Aleac, cinco deputados e uma pergunta: quem o deputado Tchê (PDT) vai apoiar, Perpétua Almeida ou Gladson Cameli? Unanimidade: Gladson Cameli.
Cravo com os deputados
Cravo com os deputados porque tenho fonte segura que a conversa entre o deputado Luiz Tchê (PDT) e o candidato ao Senado, Luiz Tchê (PDT), está adiantada. E a fonte é quente.
No planalto
E falando no deputado Luiz Tchê (PDT), como presidente da UNALE, será recebido hoje no Planalto pela presidente Dilma Roussef, numa solenidade em que estará o presidente chinês.
Se bem trabalhado
Caso trabalhe bem sua candidatura a deputado federal nos municípios do Vale do Acre, onde é o candidato da região, Idésio Frank (PT) pode sair daquele reduto com votação expressiva.
Campanha redobrada
O governador Tião Viana redobrou a sua campanha nos municípios. Aliás, este tipo de visitas não é nenhuma novidade, durante o mandato, esteve pouco tempo dentro do seu gabinete.
Regionais ocupadas
O PT vai ocupar todos os espaços nesta campanha, em cada Regional de bairros, haverá um comitê do partido. E tudo sob a coordenação do bem avaliado prefeito Marcus Alexandre.
Família unida
Quem tenta voltar para a Assembléia Legislativa é o ex-deputado Tarcísio Pinheiro (PRP), com a numerosa família unida em torno da sua candidatura. Está entre os favoritos dentro do PRP.
Pé no chão
Pelo menos no quesito Plano de Governo, o candidato Tião Bocalon (DEM) é mais pragmático que o candidato Márcio Bittar (PSDB), cujo Plano é mais generalista, sem enfoques novos.
Prestígio restrito
O deputado Denilson Segóvia (PEN) é outro que coloca em cheque o prestígio eleitoral do Pastor Pedro Abreu: “Não tem força política”. E Segóvia é do ramo, é Pastor da Quadrangular.
Único fã
O senador Petecão (PSD) é o único que ouvi até hoje cantar em prosa e verso o prestígio do Pastor Pedro Abreu. E até porque se força tivesse, seria ele candidato a deputado ou senador.
Assim o boi não dança
Roberto da Princesinha, candidato a Federal, só tem ao seu lado apenas o fiel escudeiro Fernando Melo, seu compadre. A única deputada, Maria Antonia (PROS), não lhe apóia.
Fechado com o messias
O candidato a Federal da deputada Maria Antonia (PROS) é o César Messias (PSB).
Grande equívoco
A ex-prefeita Leila Galvão (PT) cometeu dois equívocos: ter feito uma gestão fria, sem fazer política e pensar que seria candidata prioritária a deputada estadual do PT. Errou duplamente.
Contas erradas
Como fazem contas erradas os dirigentes dos partidos nanicos! Superfaturam o número de vagas que pensam que conseguirão para deputado estadual. É aí que a porca torce o rabo. Na Aleac, existem, no máximo, entre 11 ou 12 vagas em disputa, o restante será ocupado pelos atuais deputados. É infantilidade se imaginar que haverá uma renovação estupenda na Casa.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail [email protected]