O workshop “Fortalecimento da Governança, Gestão e Controle nas Transferências Discricionárias e Legais”, realizado no auditório da Federação da Indústria e Comércio do Acre (Fieac), nesta terça-feira, 7, pela Associação dos Municípios do Acre (Amac), teve o diretor do Departamento do Programa Calha Norte, General Ubiratan Poty, como convidado, que veio ao estado para vistoriar 24 obras estimadas em mais de R$ 45 milhões em investimentos.
Ubiratan contou que deverá, junto a equipe, visitar várias obras em 12 municípios, entre eles, Rio Branco, Senador Guiomard, Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Jordão e demais cidades. “Já temos várias equipes trabalhando em Xapuri e algumas regiões. Essa é a segunda vez que estamos no Acre, muitas dessas obras já estão em fase final de execução”, declarou.
O militar destacou que o Acre é um excelente parceiro nas obras, mas, garantiu que é inadmissível o atraso de convênios. “Não é aceitável começar uma obra e passar 4 anos em execução”.
O presidente da Fieac e presidente do Fórum de Desenvolvimento Empresarial, José Adriano, disse que o programa Calha Norte vem contribuir para o fomento da economia no Acre. “Todo mundo está interagindo com o desenvolvimento que beneficia a zona rural e a infraestrutura nos municípios”, explicou Adriano.
Representando o governador Gladson Cameli, o secretário de planejamento, coronel Ricardo Brandão, disse que a gestão se sente lisonjeada com a presença de Poty no Acre. Segundo ele, a parceira do programa Calha Norte é de fundamental importância para a geração de renda.
“Essa parceria é de fundamental importância para o Acre, dando mais oportunidades de emprego e renda à população. Eventos como esse fazem a gente aprimorar os convênios. O programa Calha Norte é um modelo a ser seguido, onde os recursos são muito bem empregados”, comentou.
O presidente da AMAC e prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), elogiou a parceria e adiantou que na capital existem inúmeros convênios a serem executados. “É um prazer muito grande receber o Calha Norte no Acre, o general conhece bem nossa realidade, após esse programa cair na mão do general ele ficou um ministério fora da realidade. Esse programa ajuda demais os municípios e os gestores ficam felizes quando cai no programa”, ressaltou.
Dados da equipe da AMAC mostraram que nos últimos três anos, mais de 180 convênios já foram firmados, totalizando mais de R$ 260 milhões de reais.
Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Eduardo Ribeiro e Tanisio Sá, o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, militares do exército e demais autoridades.