O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PP), anunciou na manhã desta terça-feira, 7, que o parlamento sofrerá uma redução de 50% do orçamento e parte desses recursos serão utilizados para aumentar de R$ 2 milhões para R$ 3,2 milhões as emendas parlamentares que cada um dos 24 deputados tem direito. A mudança deverá ser oficializada com uma emenda que deverá ser adicionada na Lei Orçamentária Anual (LOA) que deverá ser analisada e aprovada neste final de ano.
“Isso é um fruto de trabalho que vem sendo feito desde o ano passado, quando fomos o único poder que não teve aumento em seu percentual constitucional. Tomamos essa decisão em conjunto com o governo para levar nossas emendas ao povo acreano. Com essas emendas, nós chegamos em lugares que infelizmente o governo não chega. Mais de 50% dessas emendas neste ano foram destinadas para instituições carentes”, frisou Nicolau.
Ainda durante o anúncio, Nicolau informou que o décimo-terceiro salário dos servidores efetivos e provisórios da Assembleia já serão pagos agora no mês de novembro, antecipando em um mês com relação ao ano passado. “Acreditamos que com esses recursos, a economia local ganha e os nossos servidores conseguem se planejar com antecedência para as comemorações de final de ano”, disse.