O Governo do Estado e a prefeitura de Porto Walter iniciaram na sexta-feira , 20, o estudo topográfico para reabrir novo trecho da estrada vicinal que liga o município a Rodrigues Alves. A nova rota vai desviar a Terra Indígena – TI, Jaminawa do Igarapé Preto.
A área de incidência da TI será interditada, e a prefeitura de Porto Walter vai realizar o reflorestamento para minimizar os impactos causados pela ação humana, conforme determinação dos órgãos ambientais.
Técnicos do Instituto de Meio Ambiente do Acre – Imac e do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre- Deracre, realizaram em agosto deste ano, um estudo e levantamento de impacto ambiental para desviar o traçado da Terra Indígena.
” Junto com o deputado federal Zezinho Barbary estamos resolvendo a situação desse ramal junto ao IMAC, DERACRE e FUNAI em Brasília. Fiz questão de acompanhar o trabalho da topografia agora porque esse ramal representa a saída definitivamente do isolamento. Com essa abertura é mais economia, desenvolvimento e geração de emprego e renda para Porto Walter ”, disse o prefeito.
Segundo a Chefe de Meio Ambiente do DERACRE, Leide Silva o governo e a prefeitura estão unidos num esforço comum. “Um dos lemas do nosso governador Gladson é encurtar distâncias. Estamos fazendo esse trabalho seguindo as orientações técnicas dos órgãos de fiscalização e controle”, assegura ela.