Menu

Pesquisar
Close this search box.

De 15 espadas roubadas, 8 já foram recuperadas em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Bandidos que atuam na região central de Cruzeiro do Sul levaram de uma Loja Maçônica, no final de semana, 15 espadas, uma bíblia de mais de 50 anos, bebedouro e todos os fios elétricos. Oito espadas já foram recuperadas pela Polícia Militar, mas as demais, incluindo as duas mais valiosas, seguem desaparecidas.


Uma das espadas é denominada flamígera – Flamejante, com a lâmina no formato das chamas do fogo, que é usada pelo Mestre.


Segundo o maçom Deusdete Oliveira Souza, as espadas são usadas em uma ritualística específica. Outras são de iniciação e elevação. Duas delas são mais valiosas, bem como os estojos em que estavam.

Anúncio


“O prejuízo estimado é de cerca de R$ 8 mil. Além das espadas, roubaram uma bíblia que estava na maçonaria há 50 anos. Levaram também toda a fiação da parte elétrica”, cita Deusdeth.


O caso é investigado pela Polícia Civil. O delegado Lindomar Ventura diz que duas pessoas são suspeitas e busca elementos de prova para a prisão. “Não são de facção, mas sim usuários de drogas que vivem na região central de Cruzeiro do Sul”, pontua.


Espada do Mestre


A Espada Flamigera – conhecida por espada Flamejante, é assim denominada por apresentar a lâmina ondulante, imagem das labaredas de fogo. Representa a autoridade moral. É usada pelo Venerável Mestre como símbolo do poder criador do Grande Arquiteto do Universo G.A.D.U. Tem o sentido de transmissão desse mistério do poder divino necessário para a formação de um aprendiz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido