Acerca de uma Pesquisa organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo divulgada pelo Metrópoles nesta segunda-feira, 25, onde revelou que o Acre não atendeu nenhum dos 7 critérios estipulados e findou – ao lado de Roraima – como um dos dois estados menos transparentes do país quando o assunto é segurança pública, a secretaria de segurança do estado do Acre emitiu uma nota negando que haja falta de transparência por parte do órgão público.
A Sejusp, comandada pelo secretário e coronel José Américo Gaia, destacou que todos os dados, índices criminais e ações desenvolvidas pelas forças de Segurança Pública do Acre, serão divulgados quinzenalmente no Site do governo e na mídia aberta se tiverem interesse. “Temos diariamente o controle de todos os índices criminais que norteiam nossas ações que são executadas e divulgadas” diz a nota.
A pasta do governo ainda frisou que o “objetivo é sempre apresentar respostas e ações rápidas para redução e manutenção da ordem pública” e garantiu que em outubro, as informações vão estar disponíveis a consulta pública. “A partir do mês de outubro, as informações estarão disponíveis para consulta”, afirmou.