Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pela 1° vez, servidores da educação entram em greve no município de Porto Walter

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta sexta-feira, 28, a presidente do sindicato da educação, Rosana Nascimento, informou que os servidores da educação entraram em greve no município de Porto Walter devido à prefeitura não ter efetuado o reajuste de 14,96% a categoria.


Nascimento destacou que a atitude foi tomada pela insatisfação dos servidores que aguardam o aumento desde o início do ano. “Estamos esperando 7 meses e pela primeira vez entramos em greve no município”, explicou.


O Ministério da Educação (MEC) homologou dia 17 de janeiro de 2023, através da Portaria nº 17, de 16 de janeiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o reajuste de 14,95% do piso nacional dos profissionais do magistério da educação básica, que passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Anúncio


O outro lado

Por meio da assessoria, a prefeitura diz que aceitou a proposta de reajuste de 10% do Sinteac, que serão pagos a partir de agosto. Os outros 4,95%, para se chegar aos 14,95%, que foi o novo reajuste nacional, será pago no próximo ano com o retroativo de janeiro até agora. “Ocorreu uma reunião na semana passada e a prefeitura apresentou uma primeira proposta que não foi aceita, aí iniciaram a paralisação. Ontem o SINTEAC apresentou a contraproposta que foi aceita pelo prefeito e o reajuste será pago a partir de agosto. A categoria aceitou então não há porque haver greve”, citou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido