Iniciou na manhã desta segunda-feira, 24, na Expoacre, o primeiro evento oficial da Feira em 2023, no qual 15 pessoas passam por capacitação em operação e manutenção de tratores agrícolas. O curso é oferecido pela Secretaria Estadual de Agricultura do Acre e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e vai até domingo, 30.
O curso, que abrange teoria e prática, é gratuito. “A agricultura tem se destacado como negócio no Acre, mas a qualificação profissional ainda é um gargalo. Pra trabalhar como tratorista é necessário um certificado, mas faltam pessoas no mercado como esse requisito”, explica Max Teodoro, instrutor do curso.
O secretário de Agricultura, José Luís Tchê, diz que a capacitação faz parte de um esforço para que Feira também seja conhecida como um evento do setor, e não somente como um ponto de entretenimento: “Nada contra o que Feira sempre foi do ponto de vista cultural, mas a agricultura pode ser um protagonista. Além deste curso, teremos outros, palestras, inclusive com pessoal de fora. Expoacre não é só de noite, temos uma programação extensa durante o dia”.
Adriano do Leandro Nascimento, morador do Projeto Walter Arce, antiga fazenda Brama, localizada no Bujari, a 28 quilômetros de Rio Branco, comemorou a oportunidade de fazer o curso de graça. “Se não fosse de graça, eu não poderia fazer e tenho certeza que muitos aqui também não, então agradeço pela oportunidade e agora minha meta é seguir a carreira de tratorista.
Segundo Max Teodoro, que é tratorista, a profissão paga de R$ 3.000,00 a R$ 8.000,00 no Acre, dependendo do equipamento manobrado e das condições da safra.