O governador Gladson Cameli (PROGRESSISTAS), como deve ser, deu uma corrigida nos rumos da sucessão municipal em Rio Branco e na crise interna do PP entre o grupo que defende o nome Alysson Bestene e o prefeito Tião Bocalom (que não tem grupo nenhum).
A declaração de Bocalom de que, “só saio se for expulso” foi contundente, tentando caracterizar perseguição política. Gladson revelou maturidade ao acentuar que “estão antecipando o processo”, ou seja, colocando o carro na frente dos bois. Para ele, não é hora de discutir sucessão municipal. O motivo é óbvio: Compromete a gestão municipal prejudicando os serviços e a população. Sábias palavras!
Porém, nada impede que nos bastidores as articulações continuem. Pessoas próximas a Bocalom gostariam que Alysson fosse seu vice, já que ele pretende ficar apenas dois anos e depois disputar o Senado. É um beco sem saída porque o Palácio Rio Branco não vai reduzir seu potencial político indicando um vice para Bocalom (haja visto o que acontece com a Marfisa Petecão).
As declarações de Gladson também revelam que ele não passou procuração para que ninguém fale em seu nome. Muitos tentaram forçar a barra para lhe impor candidaturas (o caso mais recente foi a indicação de Márcia Bittar como vice na eleição passada), e não deu jogo. Agora não seria diferente. Quanto ao Alysson, a bola foi lançada; cabe a ele correr, matar no peito, dominar, driblar o zagueiro e chutar para o gol. Se vai fazer o tento vai depender apenas de sua habilidade.
“O mal que fazemos não atrai contra nós tanta perseguição e tanto ódio como as nossas boas qualidades”. (François La Rochefoucauld)
. O ex-deputado Eber Machado, agora filiado ao PL, retorna a arena política como candidato a vereador em 2024.
. O ex-deputado federal Chicão Brígido também!
. Seria um ganho para a Câmara Municipal em função da experiência e maturidade dos dois.
. Se quiser, Joabe Lira também seria um excelente parlamentar; segundo ele, é candidato a trabalhar muito como vem fazendo.
. O deputado Manoel Moraes (PSB) tem como certa sua eleição para a prefeitura de Xapuri.
. Vai enfrentar o ex-colega de Assembleia Legislativa, Antônio Pedro, do Republicanos; no meio dessa guerra está o prefeito petista Bira Vasconcelos.
. Se tem um tema sensível é a expulsão do prefeito Tião Bocalom do partido sem que contra ele haja acusação grave.
. Seria algo inusitado!
. Politicamente falando o prefeito Zequinha, de Cruzeiro do Sul, está na UTI e o estado merece cuidados.
. Chamaram o Dr. Gladson para fazer uma transfusão de sangue; passar um pouco do carisma, do magnetismo, vê se escapa.
. Dizem que se falar o nome da Jéssica Sales perto dele, começa a passar mal.
. Apesar do aumento no número de vagas, a renovação na Câmara Municipal de Rio Branco vai beirar os 90%; previsões do pai Júlio Frota, nascido nas barrancas do Acre.
. Os vereadores que perderem a eleição poderão dar cursos para os que se elegerem pela primeira vez.
. Poderiam criar uma espécie de “cursinho” para dar aulas sobre leis, se é que aprenderam alguma coisa mesmo.
. Ou, talvez, uma empresa de turismo!
. Bom dia!