Divulgado na 2.ª semana de junho pela Companha Nacional de Abastecimento (Conab) o 9.º Levantamento da Safra 2023 atualizou os dados da produção rural no Acre mostrando que a cultura da soja se encontra com 99% da área colhida.
“Devido ao alto volume pluviométrico no início da safra, houve atraso no plantio em algumas áreas e, consequentemente, o período de colheita foi estendido”, diz o boletim.
Quanto a 2.ª safra do milho, a Conab lembra que o excesso de chuvas em março provocou um leve atraso no desenvolvimento das lavouras, que se encontram nos estádios de frutificação e maturação, apresentando bom desenvolvimento.
No Brasil, a estimativa atual, para a produção de grãos, após a pesquisa de campo, realizada na última semana de maio, aponta para uma produção de 315,8 milhões de toneladas, crescimento de 15,8% ou 43,2 milhões de toneladas sobre a safra anterior.
A soja se destaca com o maior crescimento, com a estimativa mostrando um volume colhido de 155,7 milhões de toneladas, seguida do milho, com 125,7 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento anterior, verifica-se um crescimento de 0,6%, resultado de ganhos na produtividade observados após a conclusão da colheita do feijão primeira safra, do arroz e da soja.
No período analisado, as culturas de primeira safra, praticamente colhidas, faltando a do milho, com 83,2% da área concluída. As de segunda safra, predominando os estágios de enchimento de grãos, maturação e início de colheita, e as de terceira safra, juntamente com as culturas de inverno, em fase de plantio. Portanto, o resultado do volume desta safra ainda depende do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas.