Cruzeiro do Sul sedia nesta quinta-feira, 1, e sexta, 2, o Encontro Estadual de Coordenadores de Defesa Civil no auditório do Senac.O evento conta com os coordenadores de Defesa Civil Municipal e prefeitos dos municípios do Acre e é presidido pelo coronel Carlos Batista, coordenador estadual da Defesa Civil.
“Entre outros temas vamos tratar da captação de recursos para as Defesas Civis Municipais quando da decretação de estados de emergência, e da importância do fortalecimento das Defesas para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pelos desastres”, citou.
O prefeito Zequinha Lima, anfitrião do evento, propôs que ao final, uma Carta seja elaborado em nome de todos os coordenadores de Defesa Civil, na busca de garantir recursos para construção de casas. A ideia é, com a assinatura de todos os coordenadores municipais, propor ao governo federal, por meio do Ministério da Integração, a construção de casas no Acre, para abrigar as famílias, anualmente atingidas pelas enchentes em áreas próximas onde vivem e considerando a realidade Amazônica. Para isso teriam que buscar apoio junto à bancada federal.
“Daqui vamos tirar esse documento e pedir apoio da bancada federal ou do contrário vamos seguir todo ano só pondo em prática o Plano de Continência, retirando as famílias nas enchentes e levando de volta para casa quando os rios baixarem. Em 2021 tivemos 3 grandes alagações aqui em Cruzeiro e centenas de pessoas foram retiradas de suas casas. Este ano tiramos só 2 famílias porque elevamos 40 casas, as palafitas, em mais de 1 metro, mas precisamos de soluções definitivas e dentro da realidade Amazônica”, ressalta.