Houve um tempo em que os estádios acreanos estavam lotados de torcedores. Já vai bem longe esse tempo eu sei/ parece até que sonhei. Mas preciso falar dele. Conhecíamos os jogadores pelo nome e até pelo apelido. Era divertido, o futebol arte, graça… um verdadeiro espetáculo com torcidas, olés e alguns impropérios dada a fúria dos torcedores mais afoitos. O politicamente incorreto! Alguns gostavam de pinga como o Mané original, mas jogavam bem.
Breves palavras com saudades dos Manés Garrinhas acreanos esquecidos nos estádios vazios da vida driblando a emoção? Cadê você/ Cadê você… Ouvi na Difusora Acreana, A Voz das Selvas e do Esporte, o desabafo do Alberto Casas tentando explicar o motivo da fuga dos apaixonados torcedores acreanos dos nossos estádios. Triste a constatação do Alberto e tantos outros abnegados jornalistas, locutores, comentaristas, palpiteiros, pipoqueiros e gandulas da vida amantes do futebol.
Os times não têm apoio governamental, mas principalmente a formação de base de atletas. A maioria dos paupérrimos clubes acreanos importa jogadores de outros estados como fazem os grandes times europeus, ninguém quer vê-los jogar. Parece piada, mas não é! Também não existem escolinhas de futebol de base nos falidos clubes.
Falta dinheiro, investimentos, políticas públicas. O desprezo dos políticos (que só falam em milhões) ao futebol do Acre – especificamente o futebol-, dói tanto quanto ver corpos de jovens mortos nas ruas da capital na guerra insana das drogas.
Na antiguidade grega o esporte era uma prática divina; os estádios, templos sagrados onde jovens eternizaram seus nomes. O desafio posto é: Como fazer o povo se apaixonar novamente pelo nosso divertido futebol? Jogos sem torcedores é como um circo sem trapezistas e palhaços. Não tem a menor graça, ninguém paga para ver.
“O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso…” (Bill Shankly)
. O Parlamento Amazônico, entidade não governamental, sem fins lucrativos com mais de 20 anos de existência, na luta em defesa dos povos e dos estados que integram a Amazônia brasileira:
. Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
. A Assembleia Legislativa do Estado do Acre vai sediar hoje a terceira reunião ordinária do Parlamento Amazônica.
. A propósito, não se pode olvidar a luta permanente do presidente da Aleac, deputado Luís Gonzaga, na defesa da BR-364.
. Gonzaga gastou muita sola de sapato entre CZS, RB e a capital federal andando em ministérios e gabinetes lutando por liberação de recursos.
. E é porque é deputado estadual e não federal.
. Excelente iniciativa do deputado Eduardo Veloso (União Brasil) e da deputada Maria Antônia (PROGRESSISTA) em abraçar a causa do espectro autista.
. Se o Gladson decidir ficar até o último de mandato como fez o tio Orleir Cameli, como diz o Martinello, a cobra fuma, a jiripoca pia e a cobra torcer o rabo.
. Do Gladson, não duvidem de nada!
. Aliás, tem político com medo da ideia do Gladson não se afastar em 2026 para disputar o Senado.
. Pior se ele juntar os cacos com o que sobrou da extinta FPA, inclusive lideranças do PT.
. Como diz o Macunaíma:
. “O sistema é bruto, papai”.
. Anotem para nunca mais esquecer:
. Segundo a psicanálise, a agressividade é reativa.
. Diretoria, funcionários, pais e alunos da escola João Calvino revoltados com a decisão da Secretaria de Esporte em bani-los das atividades esportivas sem direito e defesa.
. O jovem que teria cometido atos de racismo durante um jogo não pertenceria à escola em questão.
. Vai render.
. Voltando ao Planalto…
. O Lula já não é o mesmo…está cansado, amargo e rancoroso; as honras ao Nicolás Maduro, ditador seboso da Pequena Veneza (A Venezuela), pareceu mais vingança.
. Quer dizer alguma coisa, Macunaíma?
. “Sabe quando o Lula vai fazer a paz entre a Rússia e a Ucrânia”?
. Quando?
. “No dia em que a Janja parir um filho dele”!
. Opa! Opa! Olha o etarismo, aqui não!
. Conheço um ator de 80 anos que o filho acaba de nascer!
. Tem certeza de que é dele mesmo?
. Você não presta, cara!
. “Tem mais mistérios vãos na terra do que a filosofia do céu pode imaginar”.
. “O William Shakespeare não disse isso…
. Disse sim, e tá dito!
. Pra mim, chega!
. Bom dia!