Acidentes de trabalho representam alta despesa para o Governo Federal. Na região Norte, os números são altos. Dados recentes apontam que mais de 21 mil casos foram registrados nos últimos anos. O Amazonas é o segundo estado com o maior número de acidentes registrados no Ministério da Previdência Social (MPS), atrás apenas do Pará.
A Previdência Social contabiliza na região Norte do país 21.339 mil casos. O estado do Pará, que lidera o ranking do Ministério, contabilizou 11.435 ocorrências. O Amazonas aparece na lista com 8.375 registros, seguido de Rondônia, com 5.280 acidentes, e Tocantins, com 1.864. O Acre (1.086), Amapá (667) e Roraima (513) ocupam as últimas posições.
De acordo com o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, mais 700 mil brasileiros sofrem acidentes de trabalhos todos os anos. Os gastos somam R$ 13 bilhões de reais. Ainda segundo Rolim, a Construção Civil é a que mais registra acidentes.
“Se nos contabilizarmos os acidentes que causam um beneficio temporário como os permanentes, que causam invalides, os gastos chegam a 13 bilhões, é um valor muito elevado. Esse é um desafio do Governo Federal, do Ministério do trabalho e da Justiça do Trabalho em reduzir esses números”, disse.
Salomão Matos, da redação de ac24horas
Com informações do G1