Para marcar os 10 anos da morte do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e governador do Acre, Orleir Cameli, a família dele preparou uma programação que tem início nesta segunda-feira, 8. A primeira atividade será às 8 horas, uma visita ao túmulo de Orleir no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada da Olivença. Às 19h30 será celebrada uma Missa na Catedral Nossa Senhora da Glória em homenagem a ele, que é tio do atual governador Gladson Cameli.
“Orleir era um visionário que acreditava no Acre, que defendia os então esquecidos Vale do Juruá e Cruzeiro do Sul. Dedicou sua vida pública e empresarial ao desenvolvimento do Acre. A família tem orgulho de toda a população ainda lembrar dele com muito carinho passados 10 anos de sua morte”, cita a viúva Beatriz Cameli.
A programação conta ainda com uma Mostra Fotográfica da Vida e obra de Cameli e Sessão Solene na Câmara Municipal, onde ele foi diplomado prefeito de Cruzeiro do Sul, em janeiro de 1993.
Beatriz Cameli, que segue acompanhando atentamente acontecimentos do Estado, diz que neste momento, se vivo, Orleir estaria na linha de frente para reivindicar a rápida recuperação da Br 364. “Hoje, Cruzeiro do Sul e tantos municípios sofrem com o estado da BR-364, que ele corajosamente se empenhou para a conclusão, lutando contra empecilhos técnicos e políticos. Com certeza, ele estaria na linha de frente para reivindicar a rápida recuperação da rodovia pela qual tanto trabalhou”, destaca Beatriz Cameli.
Natural de Cruzeiro do Sul, Orleir foi prefeito do município de 1993 a 1994. Foi governador do Acre de 1995 a 1999. Ele morreu de câncer no intestino em 5 de maio de 2013, em Manaus no Amazonas.