O fundista juvenil Melquisedeque Alves, de 16 anos, é um dos participantes do Ranking Nacional de Atletismo Juvenil, elaborado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de melhorar a apresentação dos índices dos participantes dos Campeonatos Brasileiros da categoria.
Segundo a entidade, os 10 atletas mais bem colocados nas provas individuais do Ranking Nacional da categoria até 19 anos estão automaticamente inscritos no Campeonato Brasileiro Caixa de Juvenis de Atletismo, marcado para acontecer nos próximos dias 28 e 29 deste mês, em Maringá, Estado do Paraná.
De acordo com a CBAt, a competição do Paraná terá um atrativo a mais, já que definirá os integrantes da Seleção Brasileira para a disputa Campeonato Mundial de Juvenis, que acontecerá em julho, na cidade de Eugene, Estado do Oregon, nos Estados Unidos. Até agora, 19 atletas – 12 homens e 7 mulheres – já conseguiram os índices exigidos de qualificação.
Melquisedeuqe acaba de retornar da preparação que estava sendo feita no Centro Olímpico de Manaus (AM). Lá ele participou de treinamentos e competições locais e regionais pudendo, inclusive, aprimorar conhecimentos e técnicas. Sem apoio do Poder Público, ele recebe o auxilio da Federação Acreana de Atletismo (FACAt), para participar das competições.