O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (16) o número de estudantes que vão disputar uma vaga na universidade usando a nota do Enem este ano. A boa notícia é que mais jovens estão dispostos a buscar uma boa formação. A má notícia para eles é que a concorrência é cada vez maior.
Chama a atenção o aumento do número de inscritos no Rio de Janeiro: são cerca de 580 mil estudantes, 18% a mais que no ano passado. Em São Paulo, onde 1,29 milhão de jovens devem fazer o Enem, o crescimento também foi alto: 16% a mais que em 2013.
A maioria dos inscritos é de mulheres: 58%. Negros também são maioria, com quase 58%. Entre os estados com maior participação, estão São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará.
Prouni
O MEC também divulgou o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Foram 653 mil inscritos, 50% a mais do que há um ano. Para fazer a matrícula, os aprovados devem procurar as instituições de ensino superior com os documentos, como o comprovante de renda familiar.
O Prouni oferece 115 mil vagas para bolsas integrais e parciais. Os cursos mais procurados foram os de engenharia, administração, direito, contabilidade e pedagogia. Vinte e seis mil dos candidatos inscritos têm mais de 40 anos.