Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF, Alexandre de Moraes ter proibido nesta quarta-feira, 11, qualquer ato de bloqueio de rodovias federais e de vias estaduais, o secretário de segurança, coronel José Américo Gaia, declarou ao ac24horas que a cúpula do Estado já está tomando as providências necessárias e reforçando o policiamento nas rodovias federais – no caso, a BR-317 e BR-364.
Gaia contou que a segurança já estava ciente de uma suposta manifestação prevista para a tarde de hoje e, prevendo atos antidemocráticos, determinou atenção redobrada do sistema de segurança pública. “A gente tá intensificando o policiamento. É uma ação preventiva e vamos intensificar em todas as áreas sensíveis independentemente da decisão judicial”, declarou.
Pela decisão do magistrado, as forças de segurança, tanto federais quanto estaduais, estão autorizadas a executar a prisão em flagrante das pessoas responsáveis por eventuais bloqueios no caso das vias federais. Ele também determinou a identificação de veículos utilizados nessas manifestações de e seus proprietários. “Esse é um trabalho preventivo. O Comando-Geral vai fazer algumas ações e cumprir as decisões judiciais”, garantiu.
Caso haja descumprimento, pessoas físicas estão sujeitas a multa de R$ 20 mil; a sanção é de R$ 100 mil para as empresas.