O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira, 9, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e com os 27 governadores em Brasília após os ataques aos Três Poderes realizados por Bolsonaristas radicais.
O encontro que teve a vice-governadora Mailza Gomes representando o governador Gladson Cameli, ambos do Progressistas, acabou com o presidente Lula defendendo o sistema democrático e garantindo punição aos financiadores do movimento. Além disso, o petista afirmou que a manifestação tinha caráter de golpe de Estado. “Eles não fizeram esse ato de graça, tinha alguém financiando e vamos descobrir. Eu não quero ninguém gostando de mim, mas exijo respeito assim como eu respeito cada um”, comentou.
A reunião com os governadores visava promover um manifesto pela democracia e união das instituições contra a ação organizada de vândalos que destruíram prédios dos Três Poderes da República.
Ao fim do encontro, Lula prometeu visitar todos os estados do Brasil e ouvir as reivindicações dos governantes. “Vou no gabinete de cada governador e conversar sobre os problemas de cada estado”, prometeu.