O secretário de segurança, coronel José Américo Gaia, declarou que a decisão de desmobilização – decretada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) ao acampamento que já dura mais de 60 dias em frente ao Comando de Fronteira Acre – 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), em Rio Branco, será cumprida na tarde desta segunda-feira, 9.
Acerca da suposta resistência do grupo que a decisão judicial, o gestor deixou claro que a lei será cumprida – mesmo contra a vontade dos manifestantes. “Vai ser executado hoje a tarde, independente de sair pacificamente ou não, eles vão sair de lá. Decisão judicial é pra ser cumprida”, declarou.
O secretário disse ainda que acredita que não haverá confronto com os denominados “patriotas”, porém, não descartou o uso da força para o cumprimento da decisão de Moraes. ‘Esperamos que não haja confronto pois é uma manifestação pacífica até o momento”, comentou.
Gaia adiantou que para o cumprimento da decisão do STF será enviado ao local, homens da Polícia Federal, Exército, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar.
Alexandre de Moraes determinou a “desocupação e dissolução total”, em até 24 horas, de acampamentos bolsonaristas montados em áreas militares de todo o país.