A Presidência da República oficializou, nesta sexta-feira (30), a equipe que vai acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua viagem para Miami, nos Estados Unidos, na próxima semana.
Ao todo, oito assessores e assistentes foram autorizados a se afastarem do país durante o próximo mês para “realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente”. As permissões foram publicadas no Diário Oficial da União.
Bolsonaro deve ficar fora do país de 1º de janeiro a 30 de janeiro de 2023, e, por isso, não deve passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse no domingo (1º).
Na última terça-feira (27), o Gabinete de Segurança Institucional já havia publicado uma autorização para que uma agente componha a “equipe de segurança de familiar” do presidente na viagem a Miami.
Diante da confirmação que Bolsonaro não participará da cerimônia de posse, o presidente eleito avalia alternativas para a solenidade oficial. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também já sinalizou ausência na cerimônia.