Salomão Matos
Da redação de ac24horas
A nível das águas dos rios Juruá, Acre e Tarauacá, não baixaram de ontem para esta terça-feira (10), e continuam desabrigando famílias em Cruzeiro do Sul, na capital Rio Branco e no município de Tarauacá respectivamente.
Pelo relatório da Defesa Civil divulgado na manhã de hoje, o nível do rio Acre permanece acima da cota de transbordamento (14,00m) e está medindo 14,22m.
O rio Juruá, que banha a segunda maior cidade do Acre, [Cruzeiro do Sul], voltou a subir e o nível do manancial permanece estável acima da cota considerada de transbordamento (13,00m), e mede 13,28m.
Em Tarauacá o nível que leva o mesmo nome do município, perdeu bastante água na parte da manhã de ontem mas com as chuva naquela região, voltou a ganhar força e está com seu nível medindo 10,28m. Ou seja: está quase um metro da cota considerada de transbordamento (9,80m).
A boa notícia é que o rio Acre baixou quase 5,00m nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, o que significa que o manancial dará sinal de vazante nas próximas horas.
Em todas as cidades acrianas atingidas pela enchente, as prefeituras e o governo do Estado vem dando todo apoio necessário, como abrigos, alimentação e atendimento á saúde, no sentido de amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela enchente.